Título: | Geografia escolar e humanidades no novo ensino médio : uma abordagem a partir do Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional no Gama, Distrito Federal |
Autor(es): | Lima, Marcelo Padre |
Orientador(es): | Gualdani, Carla |
Assunto: | Ensino médio Reforma do ensino Prática de ensino Processo de ensino-aprendizagem |
Data de apresentação: | 12-Dez-2023 |
Data de publicação: | 2-Mar-2024 |
Referência: | LIMA, Marcelo Padre. Geografia escolar e humanidades no novo ensino médio: uma abordagem a partir do Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional no Gama, Distrito Federal. 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O tema aqui abordado tem como objetivo trazer um recorte dos efeitos do Novo Ensino Médio nos componentes curriculares das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, especialmente a Geografia nas escolas públicas no Gama - DF, a partir deum recorte utilizando o Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. A partir da experiência de estágio docente obrigatório em geografia e utilizando-se de metodologia qualitativa para revisão bibliográfica dos temas referentes aos desafios do Novo Ensino Médio, este trabalho pretendeu abordar aspectos cotidianos de professores da escola, de Geografia e Filosofia. Com base em entrevistas semiestruturadas os resultados apontem que é preciso esforço dos profissionais da educação para atender as demandas do Novo Ensino Médio, haja visto que há menos tempo para o planejamento e desenvolvimento da interdisciplinaridade assim proposta por tal modelo educacional. Concluindo que a partir de estudo de caso, a rede pública não mantém um nível estrutural adequado para estabelecer a implementação da proposta, comprometendo os propósitos da interdisciplinaridade que é essencial para o Ensino Médio. |
Abstract: | The theme addressed here aims to provide an overview of the effects of the New High School on the curricular components of Applied Human and Social Sciences, especially Geography in public schools in Gama - DF, based on an outline using the Integrated Secondary Education Center Professional Education. Based on the experience of a mandatory teaching internship in geography and using a qualitative methodology for bibliographical review of themes relating to the challenges of the New High School, this work intended to address everyday aspects of schoolteachers, Geography and Philosophy. Based on semi-structured interviews, the results indicate that it takes effort from education professionals to meet the demands of the New High School, given that there is less time for planning and developing the interdisciplinarity proposed by this educational model. Concluding that based on the case study, the public network does not maintain an adequate structural level to establish the implementation of the proposal, compromising the purposes of interdisciplinarity that is essential for High School. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Geografia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.