Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37763
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GustavoBarbosaMachado_tcc.pdf2,14 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Comparação de desempenho computacional de protocolos de comunicação para IoT
Autor(es): Machado, Gustavo Barbosa
Orientador(es): Café, Daniel Chaves
Assunto: Internet das coisas
Protocolo (Redes de computação)
Redes de comunicação
Data de apresentação: 24-Mai-2021
Data de publicação: 1-Mar-2024
Referência: MACHADO, Gustavo Barbosa. Comparação de desempenho computacional de protocolos de comunicação para IoT. 2021. 52 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Entre os protocolos em ascensão para o uso em dispositivos IoT e redes pouco robustas pode-se citar o MQTT e o CoAP. O trabalho analisou e comparou a performance computaci onal destes dois protocolos por meio do programa Mosquitto e da biblioteca CoAPthon com experimentações de obtenção do tempo médio de envio e o tempo total de execução. Tam bém foram configurados a um modo de uso similar, com instanciação de servidor e cliente na mesma máquina e desconsiderando aspectos dinâmicos de rede. Com isso, apesar do CoAP ser um protocolo de comunicação relativamente novo, há muita pesquisa e desenvolvimento de recursos adicionais para incrementá-lo e melhorar sua eficiência. Porém aspectos importantes de implementação devem ser levados em conta por projetistas, principalmente se há a necessidade do uso de segurança dos dados, pois, como obtido nos testes comparativos, o desempenho de execução do CoAPthon - uma biblioteca escrita em Python e que segue rigorosamente a padronização do protocolo - foi muito inferior ao do consolidado Mosquitto nas métricas utilizadas, principalmente se for feito o envio de pacotes maiores de mensagem por meio do block-wise.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.