Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37761
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_NadlaRochaOliveira_tcc.pdf878,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A Teoria Quantitativa e a relação proporcional entre o aumento de M e o aumento de P : uma análise crítica
Autor(es): Oliveira, Nadla Rocha
Orientador(es): Mollo, Maria de Lourdes Rollemberg
Assunto: Política monetária
Inflação (Brasil)
Marxismo
Data de apresentação: 7-Fev-2023
Data de publicação: 1-Mar-2024
Referência: OLIVEIRA, Nadla Rocha. A Teoria Quantitativa e a relação proporcional entre o aumento de M e o aumento de P: uma análise crítica. 2023. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A visão ortodoxa, que é dominante na economia, de que a emissão de moeda necessariamente causa inflação guia políticas tomadas por governos mesmo nos dias de hoje. Entretanto, ao enfrentar problemas cada vez mais complexos, a realidade não traduz o esperado pela Teoria Quantitativa da Moeda. O objetivo deste trabalho é apresentar uma contraposição à afirmação ortodoxa, mostrando situações históricas em que foi possível observar a emissão de moeda sem aumento proporcional da inflação, sendo uma política até, por vezes, usada para estimular a economia.
Abstract: The orthodox view, which is dominant in economics, affirms that issuing money necessarily causes inflation and guides policies taken by governments even today. However, when facing increasingly complex problems, reality does not translate as expected by the Quantitative Theory of Money. The objective of this work is to present a counterpoint to the orthodox statement, showing historical situations in which it was possible to observe the issuance of currency without a proportional increase in inflation, being a policy even sometimes used to stimulate the economy.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.