Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37757
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_RayaneBesseraDeSousa_tcc.pdf6,57 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Impacto de câmeras na percepção de segurança : um experimento controlado
Autor(es): Sousa, Rayane Beserra de
Orientador(es): Lehmann, Michael Christian
Assunto: Universidade de Brasília (UnB)
Câmeras de segurança
Sistemas de segurança
Data de apresentação: 14-Jul-2023
Data de publicação: 1-Mar-2024
Referência: SOUSA, Rayane Beserra de. Impacto de câmeras na percepção de segurança: um experimento controlado. 2023. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Com o objetivo de contribuir para a literatura escassa sobre percepções de segurança das potenciais vítimas, este trabalho busca estudar o impacto de câmeras na percepção de segurança de alunos da Universidade de Brasília. Realizando um experimento controlado com 254 participantes, alunos da graduação foram divididos em grupo de tratamento e grupo de controle, escolhidos aleatoriamente, e submetidos a questionários para avaliarem suas percepções de segurança em uma escala de 0 a 10 ao se depararem com uma fotografia. Para o grupo de controle, havia um ambiente da universidade sem uma câmera visível e para o grupo de tratamento foi apresentado uma fotografia com o mesmo ambiente, porém com uma câmera visível colocada propositalmente na imagem. Os resultados encontrados indicam que alunos que se depararam com a fotografia que continha a câmera (tratamento) marcaram uma pontuação média 0,561 menor do que o grupo de controle e essa diferença de médias foi estatisticamente significativa a 5%. Alunos que se depararam com a câmera parecem perceber o local como inseguro, pois o ambiente que a câmera encontra-se parece indicar um local potencialmente inseguro, dado pela necessidade de utilizar uma câmera no local, indicando que forças positivas e negativas atuam sobre a percepção de segurança quando o indivíduo sedepara com uma câmera.
Abstract: With the aim of contributing to the scarce literature on security perceptions ofpotential victims, this work seeks to study the cameras's impact on the security perception ofstudents at the University of Brasília. Conducting a controlled experiment with 254participants, undergraduate students were divided into a treatment group and a control group,chosen at random, and submitted to questionnaires to assess their perceptions of safety on ascale from 0 to 10 when faced with a photograph. For the control group, there was anenvironment at the university without a visible camera and for the treatment group, aphotograph was presented with the same environment at the university, but with a visiblecamera purposely placed in the photograph. The results found indicate that students who cameacross the photograph that contained the camera (treatment) scored an average score 0.561lower than the control group and this mean difference was statistically significant at 5%.Students who came across the camera seem to perceive the place as unsafe, as theenvironment where the camera is located seems to indicate a potentially unsafe place, giventhe need to use a camera there, indicating that positive and negative forces act on perceptionof security when the individual comes across a camera.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.