Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37745
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_JoaoRodopoulosAlves_tcc.pdf894,91 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Voto econômico e função popularidade no Brasil : a influência de variáveis macroeconômicas na taxa de aprovação presidencial e nas eleições presidenciais de 1989 a 2022
Autor(es): Alves, João Rodopoulos
Orientador(es): Bertussi, Geovana Lorena
Coorientador(es): Batista, Luis Guilherme Alho
Assunto: Desempenho econômico
Voto
Presidentes - Brasil
Política econômica - Brasil
Data de apresentação: 24-Jul-2023
Data de publicação: 29-Fev-2024
Referência: ALVES, João Rodopoulos. Voto econômico e função popularidade no Brasil: a influência de variáveis macroeconômicas na taxa de aprovação presidencial e nas eleições presidenciais de 1989 a 2022. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi de avaliar qual a magnitude da relação entre os indicadores macroeconômicos, a aprovação dos presidentes e as eleições presidenciais brasileiras. Para isso, duas frentes foram abordadas. Na primeira, testou-se a validade da teoria do voto econômico para todas as eleições presidenciais no Brasil, de 1989 a 2022, descrevendo as principais políticas econômicas de cada presidente e seus impactos na economia. Na segunda, uma função popularidade foi estimada para os presidentes do período entre 1995 e 2022, com possíveis explicações sobre as causas das maiores flutuações na taxa de aprovação presidencial, com o intuito de corroborar a relação das variáveis macroeconômicas com essa taxa. O resultado com dados empíricos mostra que tanto variações do desemprego quanto da inflação influenciam a taxa de aprovação de um governo. Este trabalho contribuiu para a literatura por trazer a maior análise temporal já realizada do voto econômico e de uma função popularidade no Brasil e ser o primeiro do gênero a abranger o período da pandemia da COVID-19 em ambos.
Abstract: The objective of this study was to evaluate the magnitude of the relationship between macroeconomic indicators, presidential approval, and Brazilian presidential elections. Two approaches were employed. Firstly, the validity of the economic voting theory was tested for all presidential elections in Brazil from 1989 to 2022, describing the main economic policies of each president and their impacts on the economy. Secondly, a popularity function was estimated for the presidents in the period between 1995 and 2022, providing possible explanations for the causes of major fluctuations in presidential approval ratings to support the relationship between macroeconomic variables and this rating. The empirical data revealed that both unemployment and inflation variations influence the approval rating of a government. This study contributes to the literature by providing the most comprehensive temporal analysis of economic voting and a popularity function in Brazil, being the first of its kind to cover the period of the COVID-19 pandemic.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.