Título: | Voto econômico e função popularidade no Brasil : a influência de variáveis macroeconômicas na taxa de aprovação presidencial e nas eleições presidenciais de 1989 a 2022 |
Autor(es): | Alves, João Rodopoulos |
Orientador(es): | Bertussi, Geovana Lorena |
Coorientador(es): | Batista, Luis Guilherme Alho |
Assunto: | Desempenho econômico Voto Presidentes - Brasil Política econômica - Brasil |
Data de apresentação: | 24-Jul-2023 |
Data de publicação: | 29-Fev-2024 |
Referência: | ALVES, João Rodopoulos. Voto econômico e função popularidade no Brasil: a influência de variáveis macroeconômicas na taxa de aprovação presidencial e nas eleições presidenciais de 1989 a 2022. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi de avaliar qual a magnitude da relação entre os indicadores
macroeconômicos, a aprovação dos presidentes e as eleições presidenciais brasileiras. Para isso,
duas frentes foram abordadas. Na primeira, testou-se a validade da teoria do voto econômico
para todas as eleições presidenciais no Brasil, de 1989 a 2022, descrevendo as principais
políticas econômicas de cada presidente e seus impactos na economia. Na segunda, uma função
popularidade foi estimada para os presidentes do período entre 1995 e 2022, com possíveis
explicações sobre as causas das maiores flutuações na taxa de aprovação presidencial, com o
intuito de corroborar a relação das variáveis macroeconômicas com essa taxa. O resultado com
dados empíricos mostra que tanto variações do desemprego quanto da inflação influenciam a
taxa de aprovação de um governo. Este trabalho contribuiu para a literatura por trazer a maior
análise temporal já realizada do voto econômico e de uma função popularidade no Brasil e ser
o primeiro do gênero a abranger o período da pandemia da COVID-19 em ambos. |
Abstract: | The objective of this study was to evaluate the magnitude of the relationship between
macroeconomic indicators, presidential approval, and Brazilian presidential elections. Two
approaches were employed. Firstly, the validity of the economic voting theory was tested for
all presidential elections in Brazil from 1989 to 2022, describing the main economic policies of
each president and their impacts on the economy. Secondly, a popularity function was estimated
for the presidents in the period between 1995 and 2022, providing possible explanations for the
causes of major fluctuations in presidential approval ratings to support the relationship between
macroeconomic variables and this rating. The empirical data revealed that both unemployment
and inflation variations influence the approval rating of a government. This study contributes
to the literature by providing the most comprehensive temporal analysis of economic voting
and a popularity function in Brazil, being the first of its kind to cover the period of the COVID-19 pandemic. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2023. |
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Aparece na Coleção: | Ciências Econômicas
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