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dc.contributor.advisorResende Filho, Moisés de Andrade-
dc.contributor.authorGonçalves, Bruno Costa Santos-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Bruno Costa Santos. Equilíbrio espacial das residências no Distrito Federal. 2023. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo estimar a relação entre a metragem média domiciliar das Regiões Administrativas (RAs) do Distrito Federal (DF) e a distância destas Regiões Administrativas até a rodoviária do Plano Piloto, considerado o centro de Brasília. Para alcançar este objetivo foi utilizado um modelo econométrico baseado no modelo densidade distância (DD), o qual foi estimado por mínimos quadrados ordinários (MQO) com os dados da Pesquisa Distrital de Amostra Domiciliar- PDAD 2013. Os resultados sugerem que no DF os domicílios não consideram à distância ao centro da cidade em suas escolhas por metragem. No entanto, quando se permite que as funções de utilidade possam variar com a idade média dos moradores, estima-se que os domicílios em RAs com idade média dos moradores maior do que 37,1 anos exigem mais metragem em compensação por morarem mais distantes do centro de Brasília. Além disso, verificou-se que há limitações à construção residencial no Plano Piloto e outras áreas centrais da cidade de Brasília, através do Plano Diretor de 2009 e dos tombamentos do Plano Piloto pelo IPHAN e pela UNESCO.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordModelos econométricospt_BR
dc.subject.keywordPlano diretorpt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF) - formação e desenvolvimento do territóriopt_BR
dc.subject.keywordBrasília (DF) - planejamento urbanopt_BR
dc.titleEquilíbrio espacial das residências no Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-02-29T13:12:56Z-
dc.date.available2024-02-29T13:12:56Z-
dc.date.submitted2023-07-26-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37734-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.description.abstract1This study aims to estimate the relationship between the average square footage of households of the Administrative Regions (ARs) of the Federal District (DF) and their distances to the bus station of the Plano Piloto AR, taken as the center of Brasília. An econometric model was specified based on the distance density (DD) and estimated by ordinary least squares (OLS) using data from the District Household Sample Survey- PDAD 2013. The results suggest that households in the DF do not consider the distance to the city center in their choices of square footage if they have the same utility functions. However, when utility functions are allowed to vary with the average age of residents, it is estimated that households in Ars with an average age of residents greater than 37.1 years require more square footage in compensation for living father from the center of Brasília. In addition, it was found that there are limitations to residential construction in Plano Piloto and other central areas of the city of Brasília from the impositions of the Master Plan of 2009 and the listing of the Plano Piloto by IPHAN and UNESCO.pt_BR
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