Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Resende Filho, Moisés de Andrade | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Bruno Costa Santos | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Bruno Costa Santos. Equilíbrio espacial das residências no Distrito Federal. 2023. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo estimar a relação entre a metragem média domiciliar das
Regiões Administrativas (RAs) do Distrito Federal (DF) e a distância destas Regiões
Administrativas até a rodoviária do Plano Piloto, considerado o centro de Brasília. Para alcançar
este objetivo foi utilizado um modelo econométrico baseado no modelo densidade distância
(DD), o qual foi estimado por mínimos quadrados ordinários (MQO) com os dados da Pesquisa
Distrital de Amostra Domiciliar- PDAD 2013. Os resultados sugerem que no DF os domicílios
não consideram à distância ao centro da cidade em suas escolhas por metragem. No entanto,
quando se permite que as funções de utilidade possam variar com a idade média dos moradores,
estima-se que os domicílios em RAs com idade média dos moradores maior do que 37,1 anos
exigem mais metragem em compensação por morarem mais distantes do centro de Brasília.
Além disso, verificou-se que há limitações à construção residencial no Plano Piloto e outras
áreas centrais da cidade de Brasília, através do Plano Diretor de 2009 e dos tombamentos do
Plano Piloto pelo IPHAN e pela UNESCO. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Modelos econométricos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plano diretor | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) - formação e desenvolvimento do território | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasília (DF) - planejamento urbano | pt_BR |
dc.title | Equilíbrio espacial das residências no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-29T13:12:56Z | - |
dc.date.available | 2024-02-29T13:12:56Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-26 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37734 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aims to estimate the relationship between the average square footage of households
of the Administrative Regions (ARs) of the Federal District (DF) and their distances to the bus
station of the Plano Piloto AR, taken as the center of Brasília. An econometric model was
specified based on the distance density (DD) and estimated by ordinary least squares (OLS)
using data from the District Household Sample Survey- PDAD 2013. The results suggest that
households in the DF do not consider the distance to the city center in their choices of square
footage if they have the same utility functions. However, when utility functions are allowed to
vary with the average age of residents, it is estimated that households in Ars with an average
age of residents greater than 37.1 years require more square footage in compensation for living
father from the center of Brasília. In addition, it was found that there are limitations to
residential construction in Plano Piloto and other central areas of the city of Brasília from the
impositions of the Master Plan of 2009 and the listing of the Plano Piloto by IPHAN and
UNESCO. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Econômicas
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