Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cruz, Tânia Cristina da Silva | - |
dc.contributor.author | Damasceno, Bruna Sther da Costa | - |
dc.identifier.citation | DAMASCENO, Bruna Sther da Costa. A importância da educação ambiental de jovens em um mundo digital: uma narrativa contada por futuros gestores ambientais diante dos impactos deixados pela covid-19. 2023. 73 f.; il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O mundo pós-pandemia da Covid-19 tem se esforçado para novamente se reerguer,
mas as marcas deixadas ainda não cicatrizaram. Com tantos desafios, o principal
deles é encontrar mecanismos que ajudam em todas as faixas etárias, especialmente
nas fases de desenvolvimento, e tratar de questões como a saúde mental que foi
diretamente atingida negativamente durante dois longos anos de pandemia. Sabese que o mundo digital se fortaleceu quando todos estavam isolados, a despeito das
aulas,trabalhos online, redes sociais, e foi neste mundo onde se encontrou uma certa
'distração' até que se tornou prejudicial. Diante desta realidade, a pesquisa foi
construída com o objetivo de estimar a importância da Educação Ambiental frente a
um mundo digital a partir da vivência de futuros gestores ambientais. Para isto
trabalhou-se com um grupo de onze estudantes de Gestão Ambiental, no período de
dois meses, da Universidade de Brasília - Campus de Planaltina, selecionados a
partir da amostragem por conveniência. Assim sendo, foi necessário um
levantamento bibliográfico com análise qualitativa para a) compreender os esforços
para a Educação Ambiental; b) analisar criticamente a Lei de Educação Ambiental
nQ 9795/99; e c) identificar os impactos do uso excessivo às redes digitais na vida
dos adolescentes. Por meio de uma análise de conteúdo dos relatos apresentados
pelos estudantes, foi possível compreender como os gestores ambientais veem o
potencial da EA como um instrumento ao desenvolvimento psicossocial e
sociocultural. Aqui os estudantes, relataram que puderam se sentir outra vez parte
de algo muito maior e destacaram o quão necessário é trabalhar a Educação
Ambiental de maneira mais objetiva. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | covid-19 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação Ambiental Crítica (EAC) | pt_BR |
dc.title | A importância da educação ambiental de jovens em um mundo digital : uma narrativa contada por futuros gestores ambientais diante dos impactos deixados pela covid-19 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-28T18:10:41Z | - |
dc.date.available | 2024-02-28T18:10:41Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37725 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The post-pandemic Covid-19 world has been struggling to get back on its feet, but
the scars left behind have not yet healed. With so many challenges, the main one is
to find mechanisms that help in all age groups, especially in the developmental
stages, and to address issues such as mental health that was directly hit negatively
during two long years of the pandemic. It is known that the digital world became
stronger when everyone was isolated, in spite of classes, online assignments, social
networks, and it was in this world where a certain 'distraction' was found until it
became harmful. Facing this reality, the research was built with the objective of
estimating the importance of Environmental Education in a digital world from the
experience offuture environmental managers. For this, we worked with a group of
eleven Environmental Management students, for two months, from the University
of Brasilia - Planaltina Campus, selected by convenience sampling. Thus, it was
necessary a bibliographical survey with qualitative analysis to a) understand the
efforts for Environmental Education; b] critically analyze the Environmental
Education Law nQ 9795/99; and c) identify the impacts of excessive use of digital
networks in the lives of adolescents. Through a content analysis of the students'
reports, it was possible to understand how environmental managers see the
potential of EE as a tool for psychosocial and sociocultural development. Here the
students reported that they could feel part of something much bigger again, and
highlighted how necessary it is to work Environmental Education in a more
objective way. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Gestão Ambiental
|