Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Veber, Andréia | - |
dc.contributor.author | Neves, Daniel Pereira das | - |
dc.identifier.citation | NEVES, Daniel Pereira das. Códigos de notação musical no ensino e aprendizagem de violão: uma breve revisão de literatura. 2023. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo identificar o que a literatura do campo da Educação
Musical tem abordado em relação aos códigos de notação musical para o ensino aprendizagem no violão. Para isso, os objetivos específicos consistiram em: identificar
publicações na área de Educação Musical que contemplam de diferentes formas o
tema proposto para esta pesquisa; refletir sobre os temas encontrados a partir da
consolidação de categorias identificadas por meio da leitura e análise dos textos. A
metodologia utilizada nesta Pesquisa foi a Revisão Bibliográfica, que decorreu da
busca por pesquisas e publicações em diversas plataformas e sites, designadamente:
monografias, artigos científicos, dissertações e teses em diversas plataformas e sites.
Dentre os resultados destaca-se a necessidade de fortalecer a iniciação musical ao
violão por meio da escrita - seja ela convencional ou não convencional, entendendo a como complementares - na formação musical dos estudantes. Isso, especialmente
ao considerar os diferentes espaços educativos nos quais o ensino do violão em nível
inicial está inserido. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação musical | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escrita musical | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violão - instrução e estudo | pt_BR |
dc.title | Códigos de notação musical no ensino e aprendizagem de violão : uma breve revisão de literatura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-28T15:06:39Z | - |
dc.date.available | 2024-02-28T15:06:39Z | - |
dc.date.submitted | 2023-11-22 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37724 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aimed to discuss what literature in the field of Musical Education has
addressed in relation to musical notation codes for teaching and learning on the guitar.
To achieve this, the specific objectives consisted of: identifying publications in the area
of Music Education that address the theme proposed for this research in different ways;
reflect on the themes found from the consolidation of categories identified through
reading and analysis of the texts. The methodology used in this research was
Bibliographic Review, which resulted from the search for research and publications on
various platforms and websites, namely: monographs, scientific articles, dissertations
and theses on various platforms and websites. Among the results, the need to
strengthen musical initiation to the guitar through writing - whether conventional or
unconventional, understanding it as complementary - in the students' musical training
stands out. This, especially when considering the different educational spaces in which
guitar teaching at an initial level is inserted. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Música
|