Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37710
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_JoaoGabrielBorgesAquino_tcc.pdf10,55 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Simulação do ambiente espacial próximo à Terra : projeto e construção de aparato experimental
Autor(es): Aquino, João Gabriel Borges
Orientador(es): Ferreira, Jose Leonardo
Assunto: Campo magnético
onda-partícula
Clima Espacial
Terra (Planeta)
Data de apresentação: 15-Dez-2023
Data de publicação: 27-Fev-2024
Referência: AQUINO, João Gabriel Borges. Simulação do ambiente espacial próximo à Terra: projeto e construção de aparato experimental. 2023. 61 f.; il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: campo magnético uniforme para ser incorporado ao projeto Clima Espacial, em andamento no Laboratório de Física de Plasmas (LFP) da Universidade de Brasília (UNB). O projeto Clima Espacial é parte do projeto UNIESPAÇO da AEB (Agência Espacial Brasileira) e tem o objetivo de construir um dispositivo que pode produzir plasmas confinados por campos magnéticos em diferentes configurações. O intuito é reproduzir, adequadamente em escala, por meio de experimentos as condições encontradas em plasmas espaciais próximo à Terra, a fim de estudar ondas e turbulências no plasma da magnetosfera terrestre, associações onda-partícula, dinâmica de plasma e fenômenos de confinamento magnético. Esse modelo requer um campo magnético uniforme para representar o campo magnético interplanetário (IMF). O projeto do aparato experimental para a emissão desse campo foi desenvolvido neste trabalho. Esse campo magnético tem configuração axial, acompanha o eixo da máquina e é gerado por seis bobinas. O trabalho foi divido nas seguintes etapas: criação de um protótipo em CAD compatível com a câmara de vácuo do LFP, análise da teoria do sistema de bobinas, simulação no software Finite Element Method Magnetics (FEMM), que permite simular diferentes modelos e analisar o comportamento do campo magnético resultante, teste prático no tubo de Crookes, experimento de emissão de plasma em menor escala onde foi adicionado duas bobinas para testes de plasmas magnetizados, apresentação do ambiente metodológico do projeto Clima Espacial, analise de posicionamento, dimensionamento e distribuição de sistema de bobinas, , e o desenvolvimento da estrutura. Os resultados obtidos demonstraram que a configuração alcançada proporcionou um campo magnético aproximadamente uniforme em 60 % da câmara de vácuo com a utilização de6 bobinas. Esse resultado é de grande importância para a simulação de ambientes espaciais próximos à Terra, uma vez que a uniformidade do campo magnético é essencial para reproduzir condições simplificadas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Física, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.