Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37700
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_IvanBastosDaSilva_tcc.pdf581,68 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Impacto da razão professor por aluno nas médias municipais das provas de matemática do ensino fundamental
Autor(es): Silva, Ivan Bastos da
Orientador(es): Zoghbi, Ana Carolina Pereira
Assunto: Censo escolar
Matemática - estudo e ensino
Relação professor - aluno
Municípios (Brasil) - transparência pública
Data de apresentação: 30-Mar-2017
Data de publicação: 27-Fev-2024
Referência: SILVA, Ivan Bastos da. Impacto da razão professor por aluno nas médias municipais das provas de matemática do ensino fundamental. 2017. 19 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar o impacto da razão professor aluno a nível municipal sobre as médias dos Municípios brasileiros nas provas de matemática para as turmas de ensino fundamental de 4 e 8 anos. Foram utilizados dados referentes ao Censo Escolar para os anos de 2007 e 2011, com informações sobre as características do Município bem como as médias das escolas, e dos corpos docentes e discentes do município. Por fim o método de análise para isolar o efeito da razão professor por aluno foi um painel. Foram usados modelos com painel com efeitos fixos e efeitos aleatórios, bem como o modelo Pooled Ordinary Least Squares (POLS - Mínimos Quadrados Ordinários Empilhados) usando o teste de Hausman para verificar com o melhor modelo para o estudo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.