Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37675
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_IaraFerreiraBraga_tcc.pdf884,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A evasão na Universidade de Brasília : um estudo das grandes áreas
Autor(es): Braga, Iara Ferreira
Orientador(es): Cabello, Andrea Felippe
Assunto: Evasão universitária
Universidade de Brasília (UnB)
Data de apresentação: 14-Fev-2023
Data de publicação: 23-Fev-2024
Referência: BRAGA, Iara Ferreira. A evasão na Universidade de Brasília: um estudo das grandes áreas. 2023. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A evasão no ensino superior contribui negativamente para o desenvolvimento do país. Para combater essa questão, é preciso entender como e porque ela acontece, o que leva um estudante a evadir seu curso, as razões podem ser tanto interna como externas à universidade. O presente estudo tem como propósito analisar como a procedência escolar e o sexo impactam na desistência da graduação na Universidade de Brasília no período de 2010 a 2019. A base de dados utilizada pertence ao Censo Escolar do INEP e o método de cálculo do índice de evasão aplicado foi o pertencente ao Instituto Lobo. Entre os resultados, notou-se a ausência de disparidades muito significativas entre os sexos, porém, no quesito procedência escolar, estudantes que terminaram o ensino médio em escolas públicas, mesmo com o número de ingressantes crescendo durante o período observado, apresentaram taxas de evasão elevadas quando comparadas aos estudantes advindos de escolas particulares, o que demonstra um impacto, direta ou indiretamente, dessa condição nos alunos.
Abstract: The dropout rate in higher education negatively contributes to the development of the country. To combat this issue, it is necessary to understand how and why it happens, what leads a student to drop out of their course, the reasons can be both internal and external to the university. The present study aims to analyze how prior schooling and gender impact graduation dropout rates at the University of Brasilia from 2010 to 2019. The database used belongs to the INEP School Census and the dropout rate calculation method applied belongs to the Lobo Institute. Among the results, there was a lack of significant disparities between the sexes, however, in the prior schooling factor, students who finished high school in public schools, even with the number of incoming students increasing during the observed period, showed higher dropout rates when compared to students from private schools, which demonstrates a direct or indirect impact of this condition on students.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.