Título: | Interdisciplinaridade, estrutura e evolução : análise da oferta de disciplinas de graduação Faculdade UnB Planaltina-FUP de 2006 a 2020 |
Autor(es): | Santos, Manoel Messias Franklin dos |
Orientador(es): | Araújo, Carolina Lopes de |
Assunto: | Gestão - ensino superior Interdisciplinaridade Faculdade UnB Planaltina (FUP) Disciplina curricular |
Data de apresentação: | 21-Abr-2022 |
Data de publicação: | 23-Fev-2024 |
Referência: | SANTOS, Manoel Messias Franklin dos. Interdisciplinaridade, estrutura e evolução: análise da oferta de disciplinas de graduação Faculdade UnB Planaltina-FUP de 2006 a 2020. 2022. 57 f.; il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | A Faculdade UnB Planaltina da Universidade de Brasília (FUP/UnB) é estruturada segundo um
inovador modelo matricial que mescla a departamentalização por áreas de conhecimento com
a departamentalização pelos cursos de graduação e pós-graduação. Tal estrutura facilita a
alocação do corpo docente, de composição multidisciplinar, nas unidades curriculares dos
cursos, respeitando-se a diversidade de metodologias e linguagens próprias a cada área,
concomitante à interdisciplinaridade requerida para lidar com complexos desafios da
sustentabilidade, temática transversal a esses cursos. Tal modelo matricial favorece parcerias
e intercâmbios entre os cursos da FUP/UnB. No entanto, a novidade dessa estrutura imputalhe uma tendência entrópica de transformação gradativa do modelo matricial em direção ao
tradicional modelo organizacional de IES de departamentalização por cursos. Com vistas a
assegurar a eficiência do modelo matricial da FUP/UnB, é necessário monitorar se interesses
de determinados cursos imperam sobre a gestão das áreas, fazendo-as funcionar a serviço de
tais cursos e conduzindo a prática organizacional rumo ao padrão de departamentalização
tradicional. Nesse sentido, o presente trabalho tomou como base de dados as listas semestrais
das disciplinas ofertadas na graduação da FUP e aplicou análise estatísticas descritivas no
cruzamento de informações, auxiliado pelo software NVivo, sobre a distribuição dos docentes
dentre nas unidades curriculares de cada curso ao longo dos 38 semestres decorridos desde
a inauguração da FUP/UnB até dezembro de 2019. As análises evidenciaram a
transdisciplinaridade da estrutura organizacional que se revela pelas intersecções curriculares
e intercâmbio de professores entre os cursos. Todavia, percebe-se a tendência de algumas
áreas em alocar seus professores majoritariamente em um único curso, o que pode resultar
em possível subversão operativa, inercial e involuntária, da estrutura matricial em direção à
departamentalização por curso. |
Abstract: | The Faculty UnB Planaltina of University of Brasilia (FUP/UnB) has been stablished into a
matrix organizational structure which merges the departmentalization by areas of knowledge
and departmentalization by the courses offered at the Faculty. Such matrix structure
facilitates allocating multidisciplinary academic team in the courses' curricular units guarding
the specificities in approaches and methodologies from each scientific area, at the same time
it covers the interdisciplinarity required to deal with complex challenges of sustainability,
which is the cross theme among the courses offered at FUP/UnB. The matrix model favors
partnerships and interchanges between teachers and among courses. The novelty of such
structure brings it an entropic tendency to gradual degeneration towards traditional
organizational model by which the faculties are subdivided into courses' departments. In
order to preserve the efficiency of FUP/UnB's matrix structure, it is required monitoring the
balance into the relations between courses and areas in order to verify ifsome courses impose
their interests over the areas, which could lead to the traditional organizational pattern
through its operational practices. In this sense, the present study has gathered data about
curricular units offers and, using NVivo to process information, has applied descriptive
statistical analysis on data about teaching activities along 38 semesters - since it has begun
the academic activities at FUP until December 2019. The analysis pointed out the
transdisciplinary of matrix structure showing curricular intersections and teachers' transit
among the courses. Nevertheless, the study revealed tendencies that some areas allocate
teachers in one course mainly, what can possibly produce an inertial and involuntary
operational subversion of the FUP / UnB matrix structure towards the traditional pattern of
departmentalization. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Gestão Ambiental
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.