Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Layrargues, Philippe Pomier | - |
dc.contributor.author | Tardin, Lais Maria Santos Hirsch | - |
dc.identifier.citation | TARDIN, Lais Maria Santos Hirsch. Senso de emergência: compreensões da educação ambiental acerca do colapso ambiental e do antiecologismo. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem o objetivo de analisar e compreender acerca da reação ante o agravamento
da conjuntura ecopolitica atual, o colapso ambiental e o antiecologismo. Também foi avaliado
se a prática de Educação Ambiental está em sintonia com a situação de emergência em que
vivemos. Diante disso, foram entrevistadas lideranças da educação ambiental e utilizou-se da
análise de discurso para interpretar as falas dos educadores, essa metodologia possibilitou o
esclarecimento das relações de causa e efeito da atual situação da crise ambiental global. Com
o resultado, observou-se que o colapso ambiental está presente e que o impacto antrópico é uma
das principais razões; observou-se que o senso de emergência existe dentro dos extratos. Com
isso, a educação ambiental precisa ser crítica a ponto de ser uma ação de transformação social,
despertando o senso de urgência e mudando a visão da sociedade, assim restabelecendo a
conexão necessária em prol da relação entre ser humano e natureza. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mudanças climáticas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ecologia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Degradação ambiental | pt_BR |
dc.title | Senso de emergência : compreensões da educação ambiental acerca do colapso ambiental e do antiecologismo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-23T13:11:27Z | - |
dc.date.available | 2024-02-23T13:11:27Z | - |
dc.date.submitted | 2022-04-27 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37664 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This aims to analyze and understand the approach of the reaction to the worsening of
ecopolitics, environmental regrouping and anti-ecology. It was also evaluated whether the
practice of Environmental Education is in line with the emergency situation in which it is
updated. In view of this, great leaders of environmental education were interviewed and
discourse analysis was used to interpret how educators' speeches, this methodology made it
possible to clarify the cause and effect relationships of the current situation of the global
environmental crisis. With the results, it was observed that the environmental result is present
and that the anthropic impact is one ofthe main reasons. With this, environmental education
needs to be critical to the point of being an instrument of social transformation, awakening a
sense ofurgency and changing society's vision, thus, restoring the nature ofnature. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Gestão Ambiental
|