Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37626
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LucasAlvesCarvalho_tcc.pdf2,63 MBAdobe PDFver/abrir
Título: As áreas verdes como qualidade de vida nas regiões administrativas no distrito federal : análise do Plano Distrital de Ordenamento Territorial e do Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal
Autor(es): Carvalho, Lucas Alves
Orientador(es): Bessa, Luiz Fernando Macedo
Assunto: Desenvolvimento urbano
Políticas públicas
Plano diretor
Distrito Federal (DF) - espaço urbano
Data de apresentação: 4-Dez-2023
Data de publicação: 19-Fev-2024
Referência: CARVALHO, Lucas Alves. As áreas verdes como qualidade de vida nas regiões administrativas no distrito federal: análise do Plano Distrital de Ordenamento Territorial e do Zoneamento Ecológico-Econômico do Distrito Federal. 2023. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A atuação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação é fundamental na implementação do Plano Diretor de Ordenamento Territorial no Distrito Federal, plano este que estabelece parâmetros de planejamento macro, definindo eixos de crescimento, atividades econômicas e zoneamento geral da cidade. Não obstante, a atuação do Zoneamento Ecológico-Econômico atua como uma ferramenta essencial na delimitação e aplicação de políticas públicas sustentáveis. Tendo em vista o desenvolvimento histórico de Brasília e a notória ausência das áreas verdes em muitas das regiões administrativas do Distrito Federal como fator de qualidade de vida, essa pesquisa busca analisar de forma qualitativa a atualização do Plano Diretor de Ordenamento Territorial que ocorreu ainda em 2009. O objeto da presente pesquisa trata sobre o impacto social e regional da política de ordenamento territorial, a partir da análise dos comentários registrados nas atas das reuniões realizadas por participantes nesses eventos, explorando a temática das áreas verdes como qualidade de vida e lazer para os habitantes das Regiões Administrativas do Distrito Federal. Com o objetivo de preencher os espaços de atuação dessa política, essa pesquisa também conta com a estruturação do Zoneamento Ecológico-Econômico, tendo em vista a complementaridade do Plano de Diretor de Ordenamento Territorial e da ferramenta, dada a temática das áreas verdes nas Regiões Administrativas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.