Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37615
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_JuliaGomesDeBrito_tcc.pdf387,5 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRezende, Alexandre Luiz Gonçalves de-
dc.contributor.authorBrito, Júlia Gomes de-
dc.identifier.citationBRITO, Júlia Gomes de. Experiências de aprendizagem para uma criança com mielomeningocele na natação: as diversas direções do ciclo de mediação. 2023. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsse estudo foi realizado no projeto de extensão GENES, que é o Grupo de Estudo da Natação Especial, cujas atividades ocorrem no Centro Olímpico da Universidade de Brasília. O projeto oferece aulas de natação para pessoas com deficiência, com foco na dimensão educativa e psicomotora; os participantes aprendem a se adaptar ao meio aquático de acordo com os potenciais e limites de cada um; o projeto também possui um foco social de interação entre alunos e professores. O objetivo principal foi analisar a flexibilização educacional no processo de aprendizagem de um educando, com 7 anos de idade, do sexo masculino, que nasceu com mielomeningocele. O estudo se caracteriza como uma pesquisa pedagógica, ou seja, tem como objeto de estudo a mediação docente e envolve a professora-pesquisadora na análise crítica e científica da sua prática educativa. É, portanto, um convite para a discussão das adaptações realizadas na proposta educativa para atender as especificidades do aluno, como também, de como o educando interage e aprende a partir das experiências de aprendizagem mediadas em conjunto com a professora. Vamos refletir sobre a construção do Ciclo de Mediação, a partir dos princípios teóricos de Vygotsky, e sobre os Recursos Auxiliares de Mediação propostos por Feuerstein. Os resultados alertam que os professores não devem subestimar o potencial de aprendizagem de alunos com deficiência, e devem, sempre que possível e adequado, propor atividades estimulantes e desafiadoras. A flexibilização educacional contribuiu para compreensão das adaptações que foram realizadas, e reforçou o compromisso com a aprendizagem dos alunos com deficiência.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem mediadapt_BR
dc.subject.keywordEducação físicapt_BR
dc.subject.keywordEstudantes deficientespt_BR
dc.titleExperiências de aprendizagem para uma criança com mielomeningocele na natação : as diversas direções do ciclo de mediaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-18T05:53:49Z-
dc.date.available2024-02-18T05:53:49Z-
dc.date.submitted2023-11-07-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37615-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.