Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Moreno, Nayara Moreno de | - |
dc.contributor.author | Faria, Vítor Marques de | - |
dc.identifier.citation | FARIA, Vitor Marques de. A mão e o digital artefato para aferição do mundo. 2017. 29 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2017. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo investiga a interseção entre design, crítica e tecnologia, explorando a capacidade do design de moldar e informar o mundo por meio da criação de artefatos. Com base na premissa de que o design é uma atividade inerente ao ser humano, o trabalho busca compreender como essa atividade pode ser usada como uma forma de crítica à própria criação e uso de objetos. Além disso, examina como o design, em sua variedade de formas, desempenha um papel fundamental na modernidade ao conferir sentido a estruturas abstratas e dispersas. O projeto também questiona como o design pode estabelecer novas relações entre o homem, a tecnologia e o ambiente que o cerca.
Por meio de pesquisa, reflexões e experimentações, o estudo argumenta que o design pode ser uma ferramenta crítica para analisar as relações existentes e propor abordagens inovadoras para a interação entre humanos, objetos e tecnologia. Ao examinar a transformação do espaço físico e da matéria, bem como a transformação do corpo humano, da percepção e das relações sociais, busca-se identificar relações negligenciadas ou perdidas no contexto das novas tecnologias.
Embora o projeto não tenha se proposto a comprovar uma hipótese específica ou solucionar problemas práticos, seu objetivo era realizar uma crítica construtiva às formas convencionais de uso e criação de objetos que influenciam nossa percepção do mundo. Por meio da imaginação e da construção física de novas relações com objetos, busca-se questionar e aprimorar a compreensão da relação entre pessoas, objetos e tecnologia.
Além das contribuições teóricas, o estudo também revelou descobertas técnicas valiosas em áreas como fabricação digital, eletrônica e programação. Essas descobertas expandem tanto o conhecimento do pesquisador como designer de produtos quanto demonstram a aplicabilidade dessas técnicas na materialização de conceitos acadêmicos.
Os resultados práticos e intermediários do projeto demonstraram que o design é um processo iterativo de validação de conceitos, permitindo uma abordagem exploratória e menos estruturada, especialmente quando não está sujeito às restrições da indústria. Em contraste com os objetivos estritamente utilitários ou lúdicos, essa abordagem livre do design permite uma exploração mais ampla e resultados com um propósito crítico mais significativo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design de produtos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Design | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crítica | pt_BR |
dc.title | A mão e o digital artefato para aferição do mundo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-02-18T05:00:02Z | - |
dc.date.available | 2024-02-18T05:00:02Z | - |
dc.date.submitted | 2017-12-05 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37608 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Design
|