Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37597
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MarcusViniciusCoimbraPassos_tcc.pdf1,21 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Prevalência de uso e percepção de risco de anabolizantes pela população praticante de musculação do Distrito Federal
Autor(es): Passos, Marcus Vinicius Coimbra
Orientador(es): Caldas, Eloisa Dutra
Assunto: Anabolizantes
Musculação
Esteróides anabólicos
Data de apresentação: 1-Nov-2021
Data de publicação: 14-Fev-2024
Referência: PASSOS, Marcus Vinicius Coimbra. Prevalência de uso e percepção de risco de anabolizantes pela população praticante de musculação do Distrito Federal. 2021. 54 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A atividade física traz benefícios a saúde e pode ser praticada em diferentes ambientes tais como as academias. O perfeccionismo e a comparação entre corpos em academias podem levar seus usuários ao uso de substâncias controladas, como os esteroides anabolizantes, de forma prepotente e irregular levando a sérios desafios à saúde pública. Os esteroides anabolizantes exercem seus efeitos em muitas partes do corpo tais como o sistema reprodutivo, músculos, ossos, folículos capilares, fígado e rins. Os motivos do uso dessas substâncias consistem na procura pelo aumento do desempenho atlético, construção de músculos, melhora da aparência física, fortalecimento da libido e aumento da autoconfiança. Neste estudo, um questionário foi aplicado a frequentadores de academias do Distrito Federal, especificamente das regiões de Águas Claras, Asa Norte, Asa Sul, Ceilândia, Guará I e II, Lago Norte, Lago Sul, Planaltina, Setor Militar Urbano (SMU), Sobradinho e Taguatinga. O estudo foi conduzido no período de 2018 a 2019. No total, foram entrevistadas 381 pessoas em 135 academias, com faixa etária variando entre 18 a 70 anos. Cerca de 11% dos entrevistados fizeram uso de esteroides anabolizantes, principalmente homens (9%). Os esteroides anabolizantes mais citados entre os entrevistados foram: estanozolol, propionato de testosterona, acetato de trembolona e oxandrolona. Alterações relevantes reportadas pelos usuários foram: alterações no exame de sangue, aumento de espinhas, alteração de libido, ginecomastia e comportamento agressivo. O presente trabalho mostra a necessidade de investigações mais abrangentes e aprofundadas, bem como a adoção de ações preventivas e educativas junto à população exposta anabolizantes no Distrito Federal. A educação contínua do paciente sobre os efeitos adversos deve ser fornecida para pacientes que consomem tais substâncias ainda que para uso terapêutico. A identificação oportuna do abuso de esteroides anabolizantes e o encaminhamento apropriado para tratamento são altamente justificados e relevantes à saúde dos pacientes.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.