Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37592
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_PedroRicardoGoncalvesAzevedo_tcc.pdf1,11 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Efeito do sobrenadante de Lactobacillus reuteri e Lactobacillus rhamnosus sobre crescimento de leveduras de Candida spp.
Autor(es): Azevedo, Pedro Ricardo Gonçalves
Orientador(es): Silva, Fabiana Brandão Alves
Assunto: Candida sp.
Lactobacilo
Probióticos
Data de apresentação: 13-Jun-2022
Data de publicação: 14-Fev-2024
Referência: AZEVEDO, Pedro Ricardo Gonçalves. Efeito do sobrenadante de Lactobacillus reuteri e Lactobacillus rhamnosus sobre crescimento de leveduras de Candida spp. 2022. 51 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O gênero Candida compreende diferentes espécies fúngicas, dentre essas destacam-se as espécies C. albicans e C. glabrata, preocupantes nos sistemas de saúde por gerarem elevados índices de infecções e, particularmente a C. glabrata por apresentar resistência ao tratamento padrão. C. glabrata é intrínseca resistente aos triazólicos, o que demanda novas estratégias para o combate a este patógeno, empregando abordagens alternativas. Assim, foi realizado ensaios in vitro de microdiluição com cepas ATCC das espécies fúngicas supracitadas para testar o potencial do Butirato de Sódio (um conhecido inibidor de histona desacetilase) atuando como possível pré-biótico associado à sobrenadantes filtrados de Lactobacillus reuteri ou L. rhamnosus (excretas metabólicas de bactérias presentes na microbiota humana). Os testes foram realizados empregando os substratos isoladamente ou na hipótese de testar sinergismo entre esses. A pergunta norteadora foi fundamenta se haveria um potencial inibitório das substâncias envolvidas sobre o crescimento de leveduras de Candida spp., além de comparar os resultados ao padrão farmacológico clínico, o fluconazol. As atividades antifúngicas avaliadas neste estudo demonstram redução significativa sobre o s crescimento das leveduras in vitro, sobretudo para o controle de crescimento de C. glabrata, sendo uma promissora abordagem terapêutica suplementar ao tratamento dessas infecções, ainda mais quando associando à moduladores epigenéticos e substâncias naturais como tentativa de “driblar” a resistência fúngica.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.