Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37571
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_ChristianFelicianoDaSilva_tcc.pdf617,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Implementação de políticas regulatórias : o caso do Open Finance a partir do Banco Central do Brasil
Autor(es): Silva, Christian Feliciano da
Orientador(es): Duarte, Francisco José Mendes
Assunto: Banco Central do Brasil
Segurança da informação
Open Finance
Data de apresentação: 21-Dez-2023
Data de publicação: 7-Fev-2024
Referência: SILVA, Christian Feliciano da. Disque 100 – Implementação de políticas regulatórias: o caso do Open Finance a partir do Banco Central do Brasil. 2023. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Com a digitalização das relações socioeconômicas, os dados e informações assumem um papel cada vez mais importante, gerando oportunidades e desafios, que as organizações precisam estar preparadas para enfrentar, como a melhoria da eficiência e a manutenção da segurança de dados. No campo das finanças, uma das maiores expressões desta dinâmica é o Open Finance; este tem como premissa ser uma alternativa mais inclusiva, competitiva e transparente que permite a ampliação de crédito, a personalização de necessidades e o barateamento dos custos para o cliente final. Esse estudo visa analisar como se dá o processo de construção da agenda do Open Finance no Brasil, analisar qual tem sido o papel do Banco Central na implementação das políticas regulatórias de Open Finance e como os agentes regulados têm reagido a essa política. Diante disso, serão adotados os conceitos de discricionariedade e governança dialógica e o aporte teórico da Sociologia Política dos Instrumentos para explicar como se dispõe a estrutura do Open Finance e como o Banco Central do Brasil se utilizou de instrumentos regulatórios para alcançar os resultados esperados. Neste intento, faremos igualmente reflexões acerca da digitalização das relações econômicas, da economia de plataformas e do Application Programing Interface Com a digitalização das relações socioeconômicas, os dados e informações assumem um papel cada vez mais importante, gerando oportunidades e desafios, que as organizações precisam estar preparadas para enfrentar, como a melhoria da eficiência e a manutenção da segurança de dados. No campo das finanças, uma das maiores expressões desta dinâmica é o Open Finance; este tem como premissa ser uma alternativa mais inclusiva, competitiva e transparente que permite a ampliação de crédito, a personalização de necessidades e o barateamento dos custos para o cliente final. Esse estudo visa analisar como se dá o processo de construção da agenda do Open Finance no Brasil, analisar qual tem sido o papel do Banco Central na implementação das políticas regulatórias de Open Finance e como os agentes regulados têm reagido a essa política. Diante disso, serão adotados os conceitos de discricionariedade e governança dialógica e o aporte teórico da Sociologia Política dos Instrumentos para explicar como se dispõe a estrutura do Open Finance e como o Banco Central do Brasil se utilizou de instrumentos regulatórios para alcançar os resultados esperados. Neste intento, faremos igualmente reflexões acerca da digitalização das relações econômicas, da economia de plataformas e do Application Programing Interface (APIs1).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.