Título: | Terminologias em saúde da Língua de Sinais Brasileira : uma análise dos cursos de Libras ofertados para enfermeiros, com foco em educação continuada na atenção primária à saúde |
Outros títulos: | Health Terminology in Brazilian Sign Language : An Analysis of Libras Courses Offered to Nurses, with a Focus on Continuing Education in Primary Health |
Autor(es): | Morais, Kyvia Niedja Andrade da Silva |
Orientador(es): | Santos, Patrícia Tuxi dos |
Assunto: | Língua brasileira de sinais Atenção primária à saúde Enfermagem |
Data de apresentação: | 23-Dez-2023 |
Data de publicação: | 31-Jan-2024 |
Referência: | MORAIS, Kyvia Niedja Andrade da Silva. Terminologias em saúde da Língua de Sinais Brasileira: uma análise dos cursos de Libras ofertados para enfermeiros, com foco em educação continuada na atenção primária à saúde. 2023. 23 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira - Português como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este estudo analisa cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras) destinados a enfermeiros, com foco na educação continuada na Atenção Primária à Saúde e na tradução de terminologias em saúde para Libras. O objetivo é compreender a contribuição desses cursos na capacitação de profissionais de enfermagem para serviços de saúde à comunidade surda, especialmente na Atenção Primária à Saúde. A pesquisa busca identificar desafios e benefícios associados a essa formação, visando aprimorar a acessibilidade e qualidade dos cuidados de saúde prestados a indivíduos surdos. Propõe-se uma abordagem qualitativa factual documental para analisar metodologias, didática e conteúdo dos cursos disponíveis, buscando identificar aspectos positivos e negativos. |
Abstract: | This study examines courses in Brazilian Sign Language (Libras) designed for nurses, focusing on continuing education in Primary Health Care and the translation of health terminologies into Libras. The aim is to understand the contribution of these courses to the training of nursing professionals for healthcare services to the deaf community, particularly in Primary Health Care. The research seeks to identify challenges and benefits associated with this training, aiming to enhance the accessibility and quality of healthcare provided to deaf individuals. A qualitative factual documentary approach is proposed to analyze methodologies, teaching strategies, and content of available courses, aiming to identify both positive and negative aspects. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Letras - Língua de Sinais Brasileira / Português como Segunda Língua
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.