Resumo: | O desenvolvimento e o incentivo à pesquisa nos cursos de turismo e
hotelaria das Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil são motivos de
intensa e continuada discussão. Partindo dessa premissa, construímos este projeto
monográfico que tem na sua base o referencial denominado “visita técnica” que é,
hoje, utilizada de maneira absurdamente indevida pela maioria das IES, no sentido
de encobrir uma situação calamitosa de falta de apoio, organização e ordenamento
da pesquisa, seja ela de caráter eminentemente científico, seja pela relação e
exigência pedagógica e conteudisticamente curricular. A pesquisa, a partir do
entendimento finalístico como resultado científico, ou mediano como instrumento de
observação, é que predispõe uma análise mais aprofundada da qualidade existente
em cada instituição de ensino superior que possa ter ou tenha, no seu projeto
pedagógico e conseqüentemente nos conteúdos curriculares, a “visita técnica” como
elemento diferencial, inovador e eficiente. Este projeto tem a finalidade de propor
uma discussão sobre o objetivo e missão de cada curso superior de turismo e
hotelaria, em relação ao dimensionamento que se dá à ”visita técnica” desde a
simples menção da mesma no projeto pedagógico para atender as exigências das
diretrizes curriculares do Ministério da Educação à sua instituição como disciplina
efetivamente curricular. Não se trata de uma proposta meramente incomplexa ou
sem sustentabilidade técnica e teórica, mas sim uma firme e incontinenti defesa do
respeito à pesquisa, principalmente em prol do docente pela qualidade didática e
pedagógica a ser oferecida e consumida e em prol do discente pela qualidade
profissional e científica que o mesmo adquirirá. The development and the incentive for researches in Tourism and Hospitality
Courses in colleges and universities in Brazil are the causes of intense and continue
discussion. Starting with this, the monographic project developed that is showing
here in basing in the referencial denominated “Technique Visit”, wich is, today, used
absurdly wrong in most universities, in the sense of encover the real catastrophic
situation without help, order and organization in researches, in scientific character, or
pedagogic relations and exigencies and curricular conteined. The researcher,
considering the final intending with scientific result, or median like an observation
instrument, wich need a previous quality deep analisys existent in any college that can
have or had, in it pedagogic and curricular project, the “Technique Visit” with a
different element, newer and efficient. This project has the finality to propose
discussion about the objective and mission of each Turism and Hotelary College
Course, related to the dimension that gives to the “Technique Visit”, since a simple
mension in the pedagogic project to undestanding the curricular lines of direction
exigencies of Education Ministery to the institutions like a effectly curricular course. It’s
not a incomplex propose or without technic and teoric sustentability, but a strong and
always complex fight for the research respect, specially for the teacher in the didatic
and pedagogic quality to be ofered and consumed by the students in the professional
and scientific quality that they will adquire. |