Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliva, Anderson Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Pereira, Antonio Veras de Assis | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Antonio Veras de Assis. Modernidades negras na Pequena África: as Identidades afrodiaspóricas e a criação do samba nas primeiras décadas do século XX. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo busca acender o debate em torno da afrodiáspora e das construções e
ressignificações culturais e identitárias negras no Brasil, através do nascimento do samba e da
Pequena África no Rio de Janeiro, no início do século XX, sob lentes da crítica pós colonial.
Apoiado em uma metodologia de revisão crítica da literatura sobre o tema e analisando
diferentes estudos sobre o assunto produzidos por intelectuais contemporâneos, o artigo situa
em um primeiro momento a importância de explorar a diáspora negra de forma mais
panorâmica, pensada a partir de um Atlântico Negro. Entender sua complexa rede de trocas e
relações que influenciaram diretamente na formação das culturas negras dos países do
Atlântico é essencial. Em um segundo momento, apresenta-se o caso do samba carioca e da
Pequena África como um perfeito exemplo da resistência negra frente ao modelo europeu,
racista e elitista de sociedade proposto pela República. Destaca-se ainda o importante
protagonismo de diferentes personagens negros que sintetizam a verdadeira participação ativa
das minorias na História do Brasil. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Diáspora negra | pt_BR |
dc.subject.keyword | Samba | pt_BR |
dc.subject.keyword | Negros | pt_BR |
dc.title | Modernidades negras na Pequena África : as Identidades afrodiaspóricas e a criação do samba nas primeiras décadas do século XX | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado e Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-29T15:42:33Z | - |
dc.date.available | 2024-01-29T15:42:33Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37444 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article seeks to spark debate around Afrodiaspora and black cultural and identity
constructions and resignifications in Brazil, through the birth of samba and Little Africa in Rio
de Janeiro, at the beginning of the 20th century, through the lens of post-colonial criticism.
Supported by a methodology of critical review of the literature on the subject and analyzing
different studies on the subject produced by contemporary intellectuals, the article initially
highlights the importance of exploring the black diaspora in a more panoramic way, thought
from a Black Atlantic. Understanding its complex network of exchanges and relationships that
directly influenced the formation of black cultures in Atlantic countries is essential. In a second
moment, the case of Rio samba and Pequena África is presented as a perfect example of black
resistance to the European, racist and elitist model of society proposed by the Republic. Also
noteworthy is the important role played by different black characters who epitomize the true
active participation of minorities in the History of Brazil. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | História
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