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Título: Fala Fogo! : um podcast para a torcida do Botafogo em Brasília
Autor(es): Gomes, Leonardo de Oliveira Alcantara
Orientador(es): Oliveira, Gisele Pimenta de
Assunto: Podcast
Futebol
Botafogo (Time de futebol)
Jornalismo esportivo
Futebol - torcedores
Data de apresentação: 17-Fev-2023
Data de publicação: 29-Jan-2024
Referência: GOMES, Leonardo de Oliveira Alcantara. Fala Fogo!: um podcast para a torcida do Botafogo em Brasília. 2023. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente projeto sintetiza o processo de criação do episódio piloto do Fala, Fogo: um podcast sobre a torcida do Botafogo no Distrito Federal. Assim, este trabalho registra o passo da criação à finalização de um podcast, cujo objetivo é servir como um canal de comunicação entre os botafoguenses que moram no Distrito Federal e como um meio de demonstrar o tamanho da torcida do Glorioso e de suas glórias. A produção justifica-se pela necessidade de olhar para esses torcedores e suas histórias, bem como para a trajetória do clube e sua influência na capital do país, que vai de bares temáticos a times de futebol. Para contextualizar e criar a atmosfera sonora que liga os torcedores ao clube, o Fala, Fogo! contará histórias de apaixonados pelo Fogão e suas relações com momentos históricos e ídolos do time. Aborda-se também mitos, manias e superstições de pessoas que torcem pelo Glorioso. A condução da narrativa fundamenta-se em seis das sete características elencadas por Viana (2021) para se pensar o áudio no jornalismo imersivo: humanização do relato; narrativa em primeira pessoa; condução emocional da história; uso de sonoras; descrição de cenas e locais do acontecimento; ambientação. Ao tomar a torcida de um clube no DF como objeto, a escolha do tema ganha relevância por seu ineditismo e seu potencial de formar um público cativo, uma vez que são mais de 180 mil botafoguenses morando no Distrito Federal. Como embasamento teórico, e na busca pelas melhores técnicas de produção, foram utilizados autores como: Balsebre (1994), que fala sobre a história do rádio e suas características; Kaplún (2017), que traz as limitações do rádio, mas também traz soluções para esses problemas; Soares (1994) e Anjos (2011), que conversam sobre o esporte e sua importância para o radiojornalismo brasileiro; Berry (2006) e Bonini (2015), referências em estudos sobre podcasts e sobre a evolução da tecnologia no mundo; Primo (2005), que traz as principais diferenças de formato entre rádio e podcast; Detoni (2019) e Viana (2021), que falam sobre as o jornalismo narrativo e suas principais técnicas. Com isso, espero que os torcedores sintam-se vistos, representados e capazes de criar uma conexão ainda maior com o Botafogo. Esse projeto foi desafiador em diferentes níveis, mas contribuiu muito na minha formação como profissional multimídia e na minha capacidade de organização e produção de conteúdos.
Abstract: This project summarizes the process of creating the pilot episode of Fala, Fogo!: a podcast about Botafogo fans in the Federal District. Thus, this work registers the step from the creation to the finalization of a podcast, whose objective is to serve as a communication channel between “botafoguenses” (Botafogo fans) who live in the Federal District and as a means of demonstrating the size of the Glorioso fans and their glories. It is argued that it is necessary to think about these fans and their stories, as well as the club's trajectory and its influence in the country's capital, ranging from themed bars to football teams that have the past and present linked to the Alvinegro. To contextualize and create the sound atmosphere that connects fans to the club, Fala, Fogo will tell stories of people who are passionate about Fogão and their relationships with historical moments and idols of the team. Myths, quirks and superstitions of people connected to the Glorious are also discussed. The conduction of the narrative is based on six of the seven characteristics listed by Viana (2021) to think about audio in immersive journalism: humanization of the report; first-person narrative; emotional driving of the story; use of sound; description of scenes and places of the event; ambiance. By taking the fans of a club in the DF as an object, the choice of theme is justified by its originality and its potential to form a large captive audience, since there are more than 180,000 people from Botafogo living in the Federal District. As a theoretical basis, and in the search for the best production techniques, authors such as: Balsebre (1994) were used, who talks about the history of radio and its characteristics; Kaplún (2017), which brings the limitations of radio, but also brings solutions to these problems; Soares (1994) and Anjos (2011), who talk about sport and its importance for Brazilian radio journalism; Berry (2006) and Bonini (2015), references in studies on podcasts and on the evolution of technology in the world; Primo (2005), which brings the main format differences between radio and podcast; Detoni (2019) and Viana (2021), who talk about narrative journalism and its main techniques. With this, fans are expected to feel seen, represented and able to create an even greater connection with Botafogo. This project was challenging on different levels, but it contributed a lot to my training as a multimedia professional and my ability to organize and produce content.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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