Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37420
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_GabrielaAlbuquerqueMestre_tcc.pdf824,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel da entrevista como ferramenta jornalística na compreensão dos acontecimentos
Autor(es): Mestre, Gabriela Albuquerque
Orientador(es): Paulino, Fernando Oliveira
Coorientador(es): Dutra, Luma Poletti
Assunto: Entrevistas (Jornalismo)
Apuração jornalística
Data de apresentação: 16-Fev-2023
Data de publicação: 29-Jan-2024
Referência: MESTRE, Gabriela Albuquerque. O papel da entrevista como ferramenta jornalística na compreensão dos acontecimentos. 2023. 133 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A presente pesquisa visa analisar o reconhecimento da entrevista como um recurso valioso para o desenvolvimento da apuração jornalística. Pela perspectiva de Cremilda Medina (2000), o estudo parte da hipótese de que, muito além de um gênero textual com função informativa, a entrevista é uma ferramenta que não se limita às técnicas registradas em manuais, mas é enriquecida à medida em que se busca, na interação entre o entrevistador e a fonte jornalística, um diálogo. Essa relação precisa, sem dúvidas, se fundamentar em um fio condutor, contudo, não deve estar circunscrita em uma única esfera. Assim, a partir da perspectiva de relações sociais de Erving Goffman (1975), foram feitas análises de três diferentes modelos de entrevista, com a intenção de verificar a mais proveitosa para o processo de produção jornalística. Foi possível perceber que uma entrevista análoga ao questionário pode limitar a capacidade do jornalista de obter informações. Por outro lado, ainda que haja o esforço de comparar a entrevista a um tipo de conversação inteiramente aberta, não se trata de um diálogo perfeito, uma vez que há objetivos próprios para a apuração do jornalista.
Abstract: This research aims to analyze the recognition of the interview as a valuable resource for the development of journalistic investigation. From the perspective of Cremilda Medina (2000), the study starts from the hypothesis that, far beyond a text genre with informative function, the interview is a tool not limited to manual techniques, but is enriched the extent to which is seek, in the interaction between the interviewer and the journalistic source, a dialogue. This relationship undoubtedly needs to be based on a common thread, however, it should not be circumscribed in a single sphere. Therefore, on the basis of Erving Goffman (1975) social relations perspective, three different interview models were analyzed, with the intention of verifying the most profitable one for the journalistic production process. It was possible to perceive that an interview analogous to a questionnaire may limit the journalist's ability to obtain information. On the other hand, even if there is an effort to compare the interview to a type of completely open conversation, it is not a perfect dialogue, since there are specific objectives for the journalist's investigation.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.