Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3739
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MiguelCruzLopes.pdf550,25 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Capacidades dinâmicas : uma análise prática do caso Google
Autor(es): Lopes, Miguel Cruz
Orientador(es): Medeiros, Janann Joslin
Assunto: Vantagem competitiva
Capacidades dinâmicas (Administração)
Planejamento empresarial
Data de apresentação: 23-Nov-2011
Data de publicação: 9-Jul-2012
Referência: LOPES, Miguel Cruz. Capacidades dinâmicas: uma análise prática do caso Google. 2011. 52 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Esta dissertação é um relato de pesquisa que buscou identificar, com base em uma classificação proposta, capacidades dinâmicas em uma empresa inovadora de ponta. Neste sentido, foi adotada como premissa central do trabalho a ideia de que as teorias mais tradicionais de estratégia que se baseiam no posicionamento para explicar a vantagem competitiva das firmas parecem não se encaixar de maneira tão convincente em algumas empresas. Para tanto foram detalhados os conceitos de vantagem competitiva baseadas no posicionamento, em recursos e em capacidades dinâmicas. Por meio de um trabalho descritivo, com pesquisa qualitativa e análise de conteúdo, examinaram-se os relatórios financeiros anuais, mais especificamente a seção de comentários da administração, no intuito de extrair trechos que descrevessem e exemplificassem as capacidades dinâmicas geradoras da vantagem competitiva. É importante ressaltar que o presente estudo não buscou efetuar uma compreensão aprofundada quanto a estratégia utilizada pela empresa escolhida, e sim mostrar que identificação de capacidades dinâmicas pode ser mais esclarecedora dos motivos que levaram a uma vantagem competitiva do que uma avaliação do posicionamento, ou seja, de algo essencialmente externo. Utilizando-se de análise categorial, com apoio de um modelo conceitual criado especialmente para esta análise, foi possível detectar capacidades em quase todas as categorias definidas, com boas exemplificações práticas. A pesquisa mostrou ainda uma contribuição teórica quanto a importância da boa delimitação de categorias a fim de tornar a análise mais objetiva e precisa quanto possível.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons