Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3736
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_TatianaTenutoSilva.pdf3,32 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Os critérios de noticiabilidade do @cbonlinedf na cobertura do maior naufrágio no Lago Paranoá
Autor(es): Silva, Tatiana Tenuto
Orientador(es): Marques, Márcia
Assunto: Jornalismo - critérios de noticiabilidade
Redes sociais on-line
Jornais
Naufrágios
Data de apresentação: Dez-2011
Data de publicação: 27-Jun-2012
Referência: TENUTO, Tatiana. Os critérios de noticiabilidade do @cbonlinedf na cobertura do maior naufrágio no Lago Paranoá. 2011. 61 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho busca identificar quais são os critérios de noticiabilidade presentes nas informações publicadas pelo jornal Correio Braziliense, por meio do microblog Twitter, durante a cobertura do naufrágio do barco Imagination em 22 de maio de 2011, a maior tragédia ocorrida no Lago Paranoá, em Brasília, que resultou na morte de nove pessoas. Para tanto, a partir de pesquisa bibliográfica e com base nos conceitos de Mauro Wolf sobre critérios de relevância e noticiabilidade, foi feita a análise de conteúdo das mensagens publicadas pelo perfil do jornal no microblog a partir do momento do naufrágio até o resgate do último corpo desaparecido. Foi possível constatar que os critérios substantivos e os relativos ao produto são predominantes na seleção de informações do início da cobertura. Entretanto, ao longo da cobertura, os critérios relativos ao meio tornam-se preponderantes na divulgação das notícias.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, Projeto Experimental em Jornalismo, 2011.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons