Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37309
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_JoaoFranciscoLondeDosSantos_tcc.pdf1,61 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Modelagem e simulação de sistemas eólicos na presença de bancos de baterias
Autor(es): Santos, João Francisco Londe dos
Orientador(es): Moreno Vásquez, Francis Arody
Assunto: Fontes alternativas de energia
Baterias elétricas
Geradores elétricos
Data de apresentação: 16-Fev-2023
Data de publicação: 9-Jan-2024
Referência: SANTOS, João Francisco Londe dos. Modelagem e simulação de sistemas eólicos na presença de bancos de baterias. 2023. 84 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Neste trabalho, foi realizada uma análise do comportamento de um sistema eólico conectado a rede elétrica, e acoplado de um banco de baterias no barramento de corrente contínua. Para isso, a turbina foi modelada com base na curva do coeficiente de potência e a mesma foi conectada de forma mecânica ao gerador síncrono a ímã permanente (PMSG). O terminal da máquina é conectado a um retificador de seis pulsos não controlado, seguido de um conversor boost onde seu ponto de máxima potência (MPPT) é implementado. A saída do capacitor é conectada a um inversor controlado conectado a rede, assim como o banco de baterias é conectado a um conversor buck-boost, usado para o gerenciamento do fluxo de potência. Os resultados mostram que as baterias fornecem energia para a rede quando elas estão previamente carregadas, ou absorvem potência do gerador para carregar em momentos de pouca demanda, aumentando assim a confiabilidade de sistemas eólicos.
Abstract: This paper assesses the behavior of a grid-connected wind energy unit with a battery storage system coupled to its DC bus. For that, the wind turbine is modeled based on its power coefficient curve and it is mechanically coupled to a permament magnet synchronous generator (PMSG). The terminal of the machine is connected to a non controlled six-pulse rectifier followed a boost converter where maximum power point tracking (MPPT) is implemented. The output capacitor is connected to a controlled grid-connected inverter, as well as a battery bank through a buck-boost converter used for electric power management. The results show the way the battery supplies electrical energy to the grid if previously charged, or absorves power from the generator for charging process during light demand, improving the reliability of the wind system.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.