Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Britto, Amauri Gutierrez Martins | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Emmanuel Victor Miranda de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Emmanuel Victor Miranda de. Modelagem e análises de sistemas de aterramento de linhas de transmissão utilizando o ATP. 2023. 70 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | É apresentada neste trabalho uma implementação de um modelo de circuito baseado na
ferramenta Alternative Transients Program (ATP), destinado à simulação do fenômeno de aco plamento condutivo pelo solo causado pela dispersão de corrente por um eletrodo ou malha de
aterramento. Este modelo tem por objetivo a análise de interferências eletromagnéticas entre
linhas de transmissão e tubulações metálicas, em regime de faltas envolvendo a terra. Preli minarmente, foi desenvolvido e validado um modelo representativo do acoplamento indutivo
entre a linha interferente e a instalação alvo, com o intuito de se estabelecer um cenário base de
interferências eletromagnéticas e representar o primeiro fenômeno relevante em tais condições.
Em seguida, foi construído um modelo capaz de simular o efeito condutivo das interferências,
o que, associado à componente indutiva, resulta na ocorrência de tensões de estresse potencial mente perigosas ao longo da estrutura observada. O trabalho demonstra as devidas validações
para cada modelo. Os modelos são aplicados ao estudo de um caso real e apresentam resul tados satisfatórios com erros na faixa dos 13% em relação ao software de referência, CDEGS.
Considera-se este trabalho de grande aplicabilidade tanto para a comunidade acadêmica quanto
para a indústria, uma vez que possibilita a predição de cenários de risco e a avaliação de pro jetos de soluções de mitigação. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acoplamentos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tubulações | pt_BR |
dc.subject.keyword | Resistividade elétrica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linhas de transmissão | pt_BR |
dc.title | Modelagem e análises de sistemas de aterramento de linhas de transmissão utilizando o ATP | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-09T18:03:31Z | - |
dc.date.available | 2024-01-09T18:03:31Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-17 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37305 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work presents an implementation of a circuit model based on the Alternative Tran sients Program (ATP) tool, designed to simulate the phenomenon of conductive coupling by
the ground caused by current dispersion by an electrode or grounding mesh. This model aims
at the analysis of electromagnetic interference between transmission lines and metallic pipes,
in the regime of faults involving earth. Preliminarily, a representative model of the inductive
coupling between the interfering line and the target installation was developed and validated,
with the aim of establishing a baseline scenario of electromagnetic interference and represen ting the first relevant phenomenon in such conditions. Next, a model capable of simulating
the conductive effect of interference was built, which, associated with the inductive component,
results in the occurrence of potentially dangerous stress voltages along the observed structure.
The work demonstrates the proper validations for each model. The models are applied to the
study of a real case and present satisfactory results with errors in the range of 13% in relation
to the reference software, CDEGS. This work is considered of great applicability both for the
academic community and for the industry, since it allows the prediction of risk scenarios and
the evaluation of projects of mitigation solutions. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Elétrica
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