Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37289
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_NayaraThaisDiasDeOliveira_tcc.pdf1,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Proteção de bens culturais em período de guerra: o impacto da Convenção para a Proteção dos Bens Culturais em Caso de Conflito Armado, de 1954, sobre a Guerra da Bósnia (1992-1995)
Autor(es): Oliveira, Nayara Thais Dias de
Orientador(es): Gomes, Ana Lúcia de Abreu
Assunto: Patrimônio cultural
Conflitos armados
Bens culturais
Urbicídio
Data de apresentação: 20-Jul-2023
Data de publicação: 8-Jan-2024
Referência: OLIVEIRA, Nayara Thais Dias de. Proteção de bens culturais em período de guerra: o impacto da Convenção para a Proteção dos Bens Culturais em Caso de Conflito Armado, de 1954, sobre a Guerra da Bósnia (1992-1995). 2023. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Os bens culturais têm sido alvos constantes de ataques e de destruição ao longo da história, principalmente em situações de conflito armado. Se realizada de forma de deliberada, essa destruição afeta a essência da dignidade da pessoa humana, como foi percebido nos ataques aos bens culturais ocorridos durante a Guerra da Bósnia, ocorrida entre 1992 e 1995. Os Estados e as organizações internacionais têm agido há décadas para coibir e punir esses atos covardes de destruição, com a elaboração de diferentes instrumentos legais de proteção dos bens culturais, sendo um dos mais importantes deles a Convenção para a Proteção dos Bens Culturais em Caso de Conflito Armado, de 1954. A compreensão do tema é necessária para conhecer o qual destrutiva foi a Guerra da Bósnia quando se trata de patrimônio, e para reconhecer a importância da atuação das organizações internacionais, especialmente da Unesco, na proteção ao patrimônio cultural da Humanidade.
Abstract: Cultural property has been a constant target of attack and destruction throughout history, especially in situations of armed conflict. If carried out deliberately, this destruction affects the essence of human dignity, as was seen in the attacks on cultural property that occurred during the Bosnian War between 1992 and 1995. States and international organizations have acted for decades to curb and punish these cowardly acts of destruction, with the elaboration of different legal instruments for the protection of cultural property, one of the most important being the 1954 Convention for the Protection of Cultural Property in the Event of Armed Conflict. Understanding the theme is necessary to know how destructive the Bosnian War was when it comes to heritage, and to recognize the importance of the action of international organizations, especially Unesco, in protecting the cultural heritage of humanity.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Museologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.