Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Britto, Clovis Carvalho | - |
dc.contributor.author | Silva, Kátila Thailanny Macêdo da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Kátila Thailanny Macêdo da. "Santos nômades": ressonâncias da arte sacra católica entre a musealização e a devoção no Museu de Arte Sacra da Boa Morte, Goiás-GO. 2023. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa visa analisar o trabalho desenvolvido pelo Museu de
Arte Sacra da Boa Morte (MASBM) na salvaguarda dos objetos que estão sobre
sua tutela, e de que forma uma parcela da comunidade estabelece diálogo com
o museu que o cerca para que estes mesmos objetos possam participar de
celebrações e festejos dessa comunidade. Ainda em caráter introdutório, através
de revisão bibliográfica buscará estabelecer o trânsito de objetos no campo
museal, este estudo também debate a musealização a ressonância e a
sacralização dos objetos, bem como, o papel da arte sacra para a instituição e
as demais esferas do qual ela pode fazer parte. Por fim, lançar um olhar sobre
as tensões e apropriações da arte sacra musealizada, abordar através de uma
nova conceituação que estes objetos que tem trânsito estabelecido entre museu
e comunidade podem se caracterizar como nômades e estabelecer de que forma
esses objetos ultrapassam as fronteiras do museu e contribuem com a
comunidade no qual estão inseridos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Musealização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte sacra | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museu de Arte Sacra da Boa Morte (MASBM) | pt_BR |
dc.title | "Santos nômades": ressonâncias da arte sacra católica entre a musealização e a devoção no Museu de Arte Sacra da Boa Morte, Goiás-GO | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-08T18:28:34Z | - |
dc.date.available | 2024-01-08T18:28:34Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-22 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37288 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Esta investigación tiene como objetivo analizar el trabajo que realiza el
Museo de Arte Sacro de Boa Morte (MASBM) en el resguardo de los objetos que
se encuentran bajo su tutela, y cómo una parte de la comunidad establece un
diálogo con el museo que la rodea para que estos mismos objetos puedan
participar en las celebraciones y festividades de esa comunidad. Aún con
carácter introductorio, a través de una revisión bibliográfica, se buscará
establecer el tránsito de los objetos en el campo museístico, este estudio también
debate la musealización, la resonancia y la sacralización de los objetos, así como
el papel del arte sacro para la institución y las demás esferas de las que puede
formar parte. Finalmente, dar una mirada a las tensiones y apropiaciones del arte
sacro musealizado, abordar a través de una nueva conceptualización que estos
objetos que han establecido el tránsito entre museo y comunidad pueden
caracterizarse como nómadas y establecer cómo estos objetos traspasan las
fronteras del museo y contribuyen a la comunidad en la que se insertan. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Museologia
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