Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Almendra, Renata Silva | - |
dc.contributor.author | Targino, Jade de Oliveira | - |
dc.identifier.citation | TARGINO, Jade de Oliveira. Grafite e patrimônio cultural: entrelaçamentos possíveis. 2023. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | As políticas de patrimônio vigentes implicam na tipologia dos bens culturais que serão
reconhecidos pelas instituições governamentais como patrimônio nacional, muitas vezes
resultando em um descompasso com o patrimônio reconhecido socialmente, em especial as
manifestações artísticas contemporâneas. Neste sentido, o trabalho busca problematizar e
analisar caminhos que viabilizem o reconhecimento do grafite enquanto patrimônio cultural
brasileiro, utilizando como caminho a possível contribuição do campo museológico neste
contexto. A pesquisa é fundamentada em uma bibliografia que apresenta definições referenciais
ao se analisar conceitos que definem os campos da Museologia e do patrimônio, influindo no
estudo de um caso específico, o Museu de Favela no Rio de Janeiro. A partir das discussões
desenvolvidas, compreende-se o reconhecimento do grafite como patrimônio cultural por parte
de uma instituição museológica na medida em que o circuito de grafites constitui a exposição
permanente do museu, implicando na aplicação de medidas de preservação do acervo. Neste
contexto, ao considerar novas tipologias de acervo, que ultrapassam os limites tradicionais,
permite-se o reconhecimento de novos patrimônios, provocando o alargamento do próprio
conceito de patrimônio, resultando em uma nova narrativa do campo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Grafite (Arte) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Patrimônio cultural | pt_BR |
dc.title | Grafite e patrimônio cultural: entrelaçamentos possíveis | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-08T18:25:32Z | - |
dc.date.available | 2024-01-08T18:25:32Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37287 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The heritage policies in force involve the typology of cultural assets that will be recognized by
government institutions as national heritage, often resulting in a mismatch with the socially
recognized heritage, especially the contemporary artistic manifestations. In this sense, the work
seeks to problematize and analyze ways to enable the recognition of graffiti as Brazilian cultural
heritage, using as path the possible contribution of the museological field in this context. The
research is based on a bibliography that presents referential definitions when analyzing concepts
that define the fields of Museology and heritage, influencing the study of a specific case, the
Favela Museum in Rio de Janeiro. From the discussions developed, the recognition of graffiti
as cultural heritage by a museological institution is understood to the extent that the graffiti
circuit constitutes the permanent exhibition of the museum, implying the application of
measures to preserve the collection. In this context, when considering new types of collection,
which goes beyond the traditional limits, it allows the recognition of new heritages, causing the
expansion of the very concept of heritage, resulting in a new narrative of the field. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Museologia
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