Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37286
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_PriscillaMariaMarcialCarneiro_tcc.pdf1,31 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLima, Valdemar de Assis-
dc.contributor.authorCarneiro, Priscilla Maria Marcial Safe-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Priscilla Maria Marcial Safe. A potência pedagógica de material didático produzido pelo programa educativo do Centro Cultural Banco do Brasil/CCBB Brasília/DF nas aulas de arte. 2022. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo compreender a potência pedagógica do material didático produzido pelo programa educativo dos museus como forma de se trabalhar com o conteúdo escolar de arte. Para analisar a relação entre a arte, a educação e a museologia a partir da ótica da educação museal e o uso do material educativo museal nas aulas de arte, foi realizada revisão bibliográfica em livros teóricos, bancos de teses e dissertações de universidades, artigos científicos, revistas científicas e documentos sobre o uso do material didático como recurso pedagógico produzido nas exposições pelo setor do programa educativo em espaços museais. A natureza do modelo de investigação foi a descritiva e o presente estudo foi desenvolvido a partir do aspecto qualitativo, do tipo análise intensiva, e recorreu-se à pesquisa bibliográfica e de análise de referenciais teóricos sobre educação museal nas escolas e a relação com a Abordagem Triangular da arte-educadora brasileira Ana Mae Barbosa, sobre o uso do material didático como recurso pedagógico produzido nas exposições pelo setor do programa educativo em espaços museais e a identificação de experiências de professoras/es que já colocaram em prática esse uso como instrumento de investigação ao considerar como objetivo identificar as qualidades relevantes do objeto de estudo. Por fim, foram apresentadas propostas de abordagens de temas de exposições para uma aula de arte relacionando o conteúdo curricular com alguns exemplos de material didático gráfico e físico de acervo pessoal.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMuseus - aspectos educacionaispt_BR
dc.subject.keywordCentro Cultural Banco do Brasil (CCBB)pt_BR
dc.subject.keywordMaterial didáticopt_BR
dc.subject.keywordArte - estudo e ensinopt_BR
dc.titleA potência pedagógica de material didático produzido pelo programa educativo do Centro Cultural Banco do Brasil/CCBB Brasília/DF nas aulas de artept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-01-08T18:21:02Z-
dc.date.available2024-01-08T18:21:02Z-
dc.date.submitted2023-02-16-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37286-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work aims to understand the pedagogical power of the didactic material produced by the educational program of museums as a way of working with the school content of Art. To analyze the relationship between Art, Education and Museology from the perspective of Museum Education and the use of museum educational material in Art classes, a bibliographical review was carried out in theoretical books, databases of theses and dissertations from universities, scientific articles , scientific journals and documents on the use of didactic material as a pedagogical resource produced in exhibitions by the educational program sector in museum spaces. The nature of the investigation model was described and the present study was developed from the qualitative aspect, of the intensive analysis type and resorted to bibliographical research and analysis of theoretical references on Museum Education in schools and the relationship with the Triangular Approach by the Brazilian art educator Ana Mae Barbosa, on the use of didactic material as a pedagogical resource produced in exhibitions by the sector of the educational program in museum spaces and the identification of experiences of teachers/es who have already put into practice this use as an instrument of investigation to be consider as an objective to identify the relevant qualities of the object of study. Finally, proposals for approaching exhibition themes for an Art class were presented, relating the curricular content with some examples of graphic and physical didactic material from a personal collection.pt_BR
Aparece na Coleção:Museologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.