Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37285
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_BrendaSantiagoBarbosaBatista_tcc.pdf908,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Acervo de obras raras da Biblioteca Central da Universidade de Brasília: identificação dos métodos de preservação e de conservação
Autor(es): Batista, Brenda Santiago Barbosa
Orientador(es): Álvares, Lillian Maria Araújo de Rezende
Assunto: Obras raras
Conservação e restauração de documentos
Biblioteca Central da Universidade de Brasília
Data de apresentação: 26-Jan-2023
Data de publicação: 8-Jan-2024
Referência: BATISTA, Brenda Santiago Barbosa. Acervo de obras raras da Biblioteca Central da Universidade de Brasília: identificação dos métodos de preservação e de conservação. 2022. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Contextualiza a história e a constituição do papel, um importante suporte de informação, utilizado universalmente e contextualiza o que são obras raras e quais os critérios adotados por profissionais da informação para defini-las. Apresenta agentes de deterioração que podem prejudicar acervos de bibliotecas e arquivos e os métodos empregados a fim de conservar e preservar esses documentos. O objetivo da pesquisa é identificar quais são os métodos de preservação e conservação adotados no acervo de obras raras da Biblioteca Central da Universidade de Brasília. Para a escrita deste documento foi feita uma revisão sistemática de literatura, com base em bibliografias encontradas em bases de dados, assim como uma entrevista com o bibliotecário da coleção de obras raras da BCE. Os resultados mostram que a coleção de Obras Raras se preocupa com as questões relativas à preservação e conservação preventiva e mantém-se em permanente evolução em relação a métodos e estratégias para assegurar a qualidade de seu acervo, concluindo que os cuidados são observados e continuamente monitorados.
Abstract: It contextualizes the history and constitution of paper, an important information support, universally used and contextualizes what rare works are and what criteria are adopted by information professionals to define them. It presents agents of deterioration that can harm collections of libraries and archives and the methods used in order to conserve and preserve these documents. The objective of the research is to identify which are the methods of preservation and conservation adopted in the collection of rare works of the Central Library of the University of Brasília. For the writing of this document, a systematic literature review was carried out, based on bibliographies found in databases, as well as an interview with the librarian of the rare works collections of the BCE. The results show that the Rare Works Collections is concerned with issues related to preservation and preventive conservation and is constantly evolving in relation to methods and strategies to ensure the quality of its collection, concluding that care is observed and continuously monitored.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Museologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.