Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37276
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_LucasRodriguesMartinsLara_tcc.pdf762,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O Jovem de Expressão como instrumento de mobilização de públicos em políticas públicas: um caso de gestão social
Autor(es): Lara, Lucas Rodrigues Martins
Orientador(es): Figueira, Marcelle Gomes
Assunto: Políticas públicas - cultura
Juventude
Políticas públicas
Vulnerabilidade social
Jovens
Data de apresentação: 21-Jul-2023
Data de publicação: 8-Jan-2024
Referência: LARA, Lucas Rodrigues Martins. O Jovem de Expressão como instrumento de mobilização de públicos em políticas públicas: um caso de gestão social. 2023. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Esta pesquisa problematizou o caso do Jovem de Expressão (JEX), como um programa que inserido no fluxo das políticas públicas, age para ressignificar e intervir no problema da vulnerabilidade dos jovens no Distrito Federal, fomentando a articulação com outros públicos que procuram atuar e se inserir no enfrentamento dos problemas públicos que permeiam a juventude. Recorrendo à teoria da gestão social, da multiatorialidade e do pragmatismo, por meio da articulação de categorias como: argumento, reflexividade, público, prática e experiência estética, partindo da análise dos conceitos de “problema público” diante dos processos de problematização e publicização, foi reconstruído a trajetória do JEX a partir de observação em campo, entrevistas, análise bibliográfica, análise documental e postagens nas redes sociais onde foram investigadas interpretativamente o desenvolvimento do programa, os diferentes atores (diretos e indiretos) que conformam esse “público” multiatorial, as práticas adotadas, a relação do Jovem de Expressão com às diretrizes de políticas públicas para juventude e o processo de financiamento do programa, para além de um aparato estatal. Como resultado, esse estudo revela que o Jovem de Expressão pode ser compreendido como uma experiência ou até mesmo “política pública”, partindo da perspectiva do pragmatismo, elaborada por atores não estatais com pouco “poder” diante do Estado, mas que conseguem implementar importantes transformações socioculturais e socioterritoriais na Ceilândia-DF. Assim, esses atores conseguem se inserir em fluxos de políticas públicas para o tratamento das vulnerabilidades que envolvem a juventude.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.