Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37266
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_FabiolaMercadanteAraujoGois_tcc.pdf657,54 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMatos, Franco de-
dc.contributor.authorGois, Fabíola Mercadante de Araujo-
dc.identifier.citationGOIS, Fabíola Mercadante de Araujo. Valorização do servidor público segundo a reforma gerencial no Brasil: um breve estudo de caso na Agência Nacional de Telecomunicações. 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado foi o principal instrumento definidor de objetivos e diretrizes para Reforma Gerencial no Brasil, tendo por finalidade uma administração pública mais flexível e ênfase no conceito de "cidadão-cliente". As propostas do Plano Diretor foram baseadas em três dimensões: institucional-legal, cultural e gerencial. A dimensão-gestão envolveu a “mão na massa”, diretamente relacionada à implementação de práticas administrativas mais eficientes para a melhoria do aparelho estatal. No contexto de gestão de recursos humanos, a Reforma buscou valorizar e ampliar a profissionalização de carreiras, com foco na valorização do servidor público, visando a melhoria da qualidade do serviço prestado. Neste ensejo, esta pesquisa se desdobra em verificar a implementação de um dos objetivos da Reforma Gerencial, a “Valorização do Servidor Público para a Cidadania”, na Agência Nacional de Telecomunicações. Trata-se de um estudo de caso exploratório, o qual consiste em identificar políticas e ações internas que foram adotadas pela Agência para atender o referido quesito. Utilizou-se de questionário, observação simples e pesquisa documental como técnica de coleta de dados, com análise de conteúdo de natureza mista para a apresentação dos resultados. Concluiu-se que a entidade pesquisada possui políticas e ações para o cumprimento do objetivo escolhido para análise, apesar de não demonstrar conhecimento da relação entre a existência de instrumentos e o objetivo do Plano Diretor. O resultado, ainda que dependa de dados empíricos que o comprovem, contribui para a compreensão sobre a atual situação da Reforma Gerencial, ao menos em relação à valorização do servidor público.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicaspt_BR
dc.subject.keywordServidores públicospt_BR
dc.subject.keywordEstadopt_BR
dc.subject.keywordAgência Nacional de Telecomunicações (ANATEL)pt_BR
dc.titleValorização do servidor público segundo a reforma gerencial no Brasil: um breve estudo de caso na Agência Nacional de Telecomunicaçõespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-01-08T16:27:49Z-
dc.date.available2024-01-08T16:27:49Z-
dc.date.submitted2023-07-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37266-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The White Paper on the Reform of the State Apparatus was the main instrument for defining goals and guidelines for the Brazilian Managerial Reform, aiming for a more flexible public administration with an emphasis on the concept of "citizen-client". The White Paper proposals’ were based on three dimensions: institutional-legal, cultural and managerial. The managerial dimension involved “hands-on”, directly related to adopting more efficient administrative practices for the state apparatus improvement. In terms of human resources managemenent, the Reform sought to value and expand career professionalism, with a focus on valuing public servants to improve service quality. This study explores the implementation of one Managerial Reform ́s objective, "Citizen-Oriented Civil Servant Enhancement", at the Brazilian National Telecommunications Agency. It is an exploratory case study aimed at identifying internal policies and actions adopted by the Agency to fulfill this question. Data was collected through questionnaires, simple observation and bibliographic and documentary research, and the results were presented using mixed approach analysis. It was concluded that the researched entity has policies and actions to meet the White Paper requirement, despite not demonstrating knowledge of the relationship between the existing instruments and the objective present in the White Paper. The result, although dependent on empirical data to confirm it, contributes to understand the current state of Managerial Reform, at least concerning the valorization of public servants.pt_BR
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.