Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Matos, Franco de | - |
dc.contributor.author | Gois, Fabíola Mercadante de Araujo | - |
dc.identifier.citation | GOIS, Fabíola Mercadante de Araujo. Valorização do servidor público segundo a reforma gerencial no Brasil: um breve estudo de caso na Agência Nacional de Telecomunicações. 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado foi o principal instrumento definidor
de objetivos e diretrizes para Reforma Gerencial no Brasil, tendo por finalidade uma
administração pública mais flexível e ênfase no conceito de "cidadão-cliente". As
propostas do Plano Diretor foram baseadas em três dimensões: institucional-legal,
cultural e gerencial. A dimensão-gestão envolveu a “mão na massa”, diretamente
relacionada à implementação de práticas administrativas mais eficientes para a
melhoria do aparelho estatal. No contexto de gestão de recursos humanos, a Reforma
buscou valorizar e ampliar a profissionalização de carreiras, com foco na valorização
do servidor público, visando a melhoria da qualidade do serviço prestado. Neste
ensejo, esta pesquisa se desdobra em verificar a implementação de um dos objetivos
da Reforma Gerencial, a “Valorização do Servidor Público para a Cidadania”, na
Agência Nacional de Telecomunicações. Trata-se de um estudo de caso exploratório,
o qual consiste em identificar políticas e ações internas que foram adotadas pela
Agência para atender o referido quesito. Utilizou-se de questionário, observação
simples e pesquisa documental como técnica de coleta de dados, com análise de
conteúdo de natureza mista para a apresentação dos resultados. Concluiu-se que a
entidade pesquisada possui políticas e ações para o cumprimento do objetivo
escolhido para análise, apesar de não demonstrar conhecimento da relação entre a
existência de instrumentos e o objetivo do Plano Diretor. O resultado, ainda que
dependa de dados empíricos que o comprovem, contribui para a compreensão sobre
a atual situação da Reforma Gerencial, ao menos em relação à valorização do servidor
público. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Servidores públicos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) | pt_BR |
dc.title | Valorização do servidor público segundo a reforma gerencial no Brasil: um breve estudo de caso na Agência Nacional de Telecomunicações | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-08T16:27:49Z | - |
dc.date.available | 2024-01-08T16:27:49Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37266 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The White Paper on the Reform of the State Apparatus was the main instrument for
defining goals and guidelines for the Brazilian Managerial Reform, aiming for a more
flexible public administration with an emphasis on the concept of "citizen-client". The
White Paper proposals’ were based on three dimensions: institutional-legal, cultural
and managerial. The managerial dimension involved “hands-on”, directly related to
adopting more efficient administrative practices for the state apparatus improvement.
In terms of human resources managemenent, the Reform sought to value and expand
career professionalism, with a focus on valuing public servants to improve service
quality. This study explores the implementation of one Managerial Reform ́s objective,
"Citizen-Oriented Civil Servant Enhancement", at the Brazilian National
Telecommunications Agency. It is an exploratory case study aimed at identifying
internal policies and actions adopted by the Agency to fulfill this question. Data was
collected through questionnaires, simple observation and bibliographic and
documentary research, and the results were presented using mixed approach analysis.
It was concluded that the researched entity has policies and actions to meet the White
Paper requirement, despite not demonstrating knowledge of the relationship between
the existing instruments and the objective present in the White Paper. The result,
although dependent on empirical data to confirm it, contributes to understand the
current state of Managerial Reform, at least concerning the valorization of public
servants. | pt_BR |
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