Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37261
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LucasMateusRodriguesCarvalho_tcc.pdf653,32 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade das diretrizes clínicas para laringite e faringite segundo AGREE II e proposta de diretriz para o cuidado farmacêutico
Autor(es): Carvalho, Lucas Mateus Rodrigues
Orientador(es): Barbosa, Ana Paula de Oliveira
Coorientador(es): Santana, Rafael Santos
Assunto: Laringite
Faringite
Diretrizes baseadas em evidências
Cuidado farmacêutico
Data de apresentação: 26-Set-2022
Data de publicação: 8-Jan-2024
Referência: CARVALHO, Lucas Mateus Rodrigues. Qualidade das diretrizes clínicas para laringite e faringite segundo AGREE II e proposta de diretriz para o cuidado farmacêutico. 2022. 66 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Farmácia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A laringite se trata de uma inflamação que ocorre na laringe, podendo assim causar edema na região das pregas vocais verdadeiras. As causas da laringite podem ser de origem infecciosa ou não. Já a faringite, se trata de uma inflamação na faringe que pode ser ocasionada por vírus ou bactérias. Possui um início rápido de dor de garganta, além de uma inflamação faríngea com ou sem exsudato. Além disso, é necessário desde já que qualquer recomendação não farmacológica e farmacológica deve ser baseada em diretrizes e/ou protocolos clínicos de qualidade, e devem apresentar um alto grau de rigor metodológico e reprodutível para se ter a melhor decisão clínica para o tratamento dos pacientes. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é avaliar a qualidade metodológica das diretrizes clínicas já publicadas sobre laringite e faringite e elaborar uma proposta de diretriz para o cuidado farmacêutico. Para a proposta de diretriz baseada em evidências, a mesma foi pensada como suporte para o cuidado farmacêutico. Para sua realização foi feita uma revisão em diversas bases de dados. A proposta construída, abrangeu a definição da laringite e faringite, suas causas, bem como anamnese a ser feita, intervenções farmacológicas e não farmacológicas, além de como deve ser feito o acompanhamento farmacêutico. Vale ressaltar que esta proposta, ainda que finalizada, encontra-se em período de aguardo para sua devida validação e futura publicação. Dentre as avaliações de qualidade, todas as diretrizes avaliadas foram consideradas recomendadas, e demonstrou ter um alto grau de qualidade.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Farmácia, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Farmácia - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.