Título: | Marketing eleitoral, reações dos consumidores e votos recebidos no executivo e legislativo nas eleições de 1o turno de 2022 |
Autor(es): | Lucena, Maria Luisa de Sousa |
Orientador(es): | Porto, Rafael Barreiros |
Assunto: | Marketing político Eleições Notícias falsas Redes sociais |
Data de apresentação: | 20-Jul-2023 |
Data de publicação: | 28-Dez-2023 |
Referência: | LUCENA, Maria Luisa de Sousa. Marketing eleitoral, reações dos consumidores e votos recebidos no executivo e legislativo nas eleições de 1o turno de 2022. 2023. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Pesquisas em marketing eleitoral têm sugerido que a comunicação em marketing tem
influência indireta na quantidade de votos de um candidato político. Parte desse
marketing eleitoral é feita por notícias falsas, como estratégia de comunicação, e essa
influência é capturada nas reações dos eleitores em redes sociais e em pesquisas
eleitorais, realizadas a partir de dados como intenção ao voto e rejeição ao voto.
Entretanto, ainda falta certificar esses impactos em múltiplas plataformas de redes
sociais, meios diferentes para quantificar as notícias falsas desmentidas, bem como,
seus efeitos apenas com uso de dados secundários na quantidade de votos. A
pesquisa investigou o efeito encadeado do marketing eleitoral sobre as reações dos
eleitores e destes sobre os votos recebidos de candidatos ao 1o turno da eleição do
executivo e legislativo brasileiro. A pesquisa é correlacional com uso de dados
secundários oficialmente registrados das eleições brasileiras de 2022 e dados
coletados das redes sociais Instagram, Twitter e Facebook de cada candidato. Os
resultados demonstram que a quantidade de votos do 1o turno é predita diretamente
pelos percentuais de intenção de voto dos candidatos e pela quantidade de seus
seguidores em redes sociais. Para o aumento de votos, o marketing eleitoral,
principalmente vindo de fake news e de gasto em campanha eleitoral, exerce seu
efeito por meio das reações dos eleitores, em especial pela intenção de voto. Além
disso, os candidatos mais à direita do espectro político foram mais efetivos para a
conquista do voto no 1o turno do que os da esquerda, principalmente via quantidade
de seguidores em rede social. A pesquisa contribui para um gestor de marketing
eleitoral ao revelar em que ele deve colocar mais atenção para se estimular votos no
1o turno de eleições no Brasil. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023. |
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