Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37241
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MariaLuizaSousaDeLucena_tcc.pdf589,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Marketing eleitoral, reações dos consumidores e votos recebidos no executivo e legislativo nas eleições de 1o turno de 2022
Autor(es): Lucena, Maria Luisa de Sousa
Orientador(es): Porto, Rafael Barreiros
Assunto: Marketing político
Eleições
Notícias falsas
Redes sociais
Data de apresentação: 20-Jul-2023
Data de publicação: 28-Dez-2023
Referência: LUCENA, Maria Luisa de Sousa. Marketing eleitoral, reações dos consumidores e votos recebidos no executivo e legislativo nas eleições de 1o turno de 2022. 2023. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Pesquisas em marketing eleitoral têm sugerido que a comunicação em marketing tem influência indireta na quantidade de votos de um candidato político. Parte desse marketing eleitoral é feita por notícias falsas, como estratégia de comunicação, e essa influência é capturada nas reações dos eleitores em redes sociais e em pesquisas eleitorais, realizadas a partir de dados como intenção ao voto e rejeição ao voto. Entretanto, ainda falta certificar esses impactos em múltiplas plataformas de redes sociais, meios diferentes para quantificar as notícias falsas desmentidas, bem como, seus efeitos apenas com uso de dados secundários na quantidade de votos. A pesquisa investigou o efeito encadeado do marketing eleitoral sobre as reações dos eleitores e destes sobre os votos recebidos de candidatos ao 1o turno da eleição do executivo e legislativo brasileiro. A pesquisa é correlacional com uso de dados secundários oficialmente registrados das eleições brasileiras de 2022 e dados coletados das redes sociais Instagram, Twitter e Facebook de cada candidato. Os resultados demonstram que a quantidade de votos do 1o turno é predita diretamente pelos percentuais de intenção de voto dos candidatos e pela quantidade de seus seguidores em redes sociais. Para o aumento de votos, o marketing eleitoral, principalmente vindo de fake news e de gasto em campanha eleitoral, exerce seu efeito por meio das reações dos eleitores, em especial pela intenção de voto. Além disso, os candidatos mais à direita do espectro político foram mais efetivos para a conquista do voto no 1o turno do que os da esquerda, principalmente via quantidade de seguidores em rede social. A pesquisa contribui para um gestor de marketing eleitoral ao revelar em que ele deve colocar mais atenção para se estimular votos no 1o turno de eleições no Brasil.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.