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2023_DaphineLopesLuz_tcc.pdf1,7 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorMendes, Paulo César de Melo-
dc.contributor.authorLuz, Daphine Lopes-
dc.identifier.citationLUZ, Daphine Lopes. Análise dos recursos enviados para Secretaria de Saúde do Distrito Federal para o enfrentamento da COVID-19 no período de 2020 a 2022. 2023. 101 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como estudo a análise de 4 (quatro) processos de fiscalização apreciados pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), o objetivo principal e problema central da pesquisa é identificar possíveis inconsistências acerca de contratos celebrados pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal no exercício de 2020. O intuito é abordar, através dos contratos analisados, a demonstração dos riscos e implicações da COVID-19 nas contratações públicas. A pandemia fez com que houvesse uma necessidade e urgência de políticas públicas para combatê-la, com isso, vários dispositivos foram estabelecidos como por exemplo a Lei nº 13.979/2020, que trouxe como inovação a dispensa de licitação para contrações públicas destinadas ao enfrentamento do novo vírus. No que se refere aos aspectos metodológicos, foi desenvolvida uma pesquisa documental de estudo de casos múltiplos, e a análise se deu por meio de uma amostra selecionada por critérios definidos. Os resultados mostram a ocorrência de 18 inconsistências, das quais verificou-se riscos como estimativa de preço inadequada o que pode levar ao sobrepreço de uma contratação, bem como o risco de uma execução contratual irregular, o que além de causar danos ao erário acabam por frustar o objetivo principal de conter as consequências da pandemia, enfatizando a relevância da atuação tanto das instituições do Controle Externo, quanto da mídia, para que mecanismos de accountability e transparência sejam mais efetivos atuando também de forma preventiva.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCompras públicaspt_BR
dc.subject.keywordLicitação públicapt_BR
dc.subject.keywordAccountabilitypt_BR
dc.titleAnálise dos recursos enviados para Secretaria de Saúde do Distrito Federal para o enfrentamento da COVID-19 no período de 2020 a 2022pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-27T11:46:29Z-
dc.date.available2023-12-27T11:46:29Z-
dc.date.submitted2023-02-15-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37228-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The research had as objective analize 4 (four) inspection processes wich were analized by the Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), the main problem in this research is identyfing possible inconsistences in contracts submitted by the Secretaria de Saúde do Distrito Federal in 2020. This work, had also as an objective, demonstrate through the analyzed contracts, the risks and implications of COVID-19 in the public contracts. The pandemic made necessary a creation of a series of public policies, so many law dispositives were stablished with the goal to combat the pandemic more efficiently, as the example of the law number 13.979/2020, wich brought as innovation the possibility of a waiver of bidding, related to the public contracts destinated to the pandemic urgencies. In methodologic aspects, a documentary research was developed, and the analyzis was made through a small sample defined by some criteria. The results showed the ocorrence of 18 inconsistences wich were verified inappropriate price estimate, that lead the contract to a overprice, as the risk of a irregular contract performance. This matter causes damage to the treasury, because it frustrate the main goal of the inovations, wich were mitigate the pandemic effects. By that analizis, it becomes clear the importance of external control institutions and the media, to assure a better accountability and transparence acting on a preventive way.pt_BR
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