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dc.contributor.advisorKashiwakura, Helder Kiyoshi-
dc.contributor.authorAssis Filho, Daniel do Nascimento-
dc.identifier.citationASSIS FILHO, Daniel do Nascimento. Uma avaliação sobre o desempenho da política de alfabetização do Programa Tempo de Aprender. 2023. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho tem como principal objetivo avaliar o desempenho do Programa Tempo de Aprender segundo os critérios de avaliação da auditoria operacional (eficiência, eficácia, efetividade e economicidade). De início é apresentado o Programa Tempo de Aprender, desenvolvido pela Secretaria de Alfabetização do Ministério da Educação, e se trata de um programa para melhorar a alfabetização no país e destinado às crianças da pré-escola e do primeiro e segundo ano do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras, e que obteve, até o final de 2022, um total de 5.160 (cinco mil cento e sessenta) adesões por parte das secretarias de educação estaduais, municipais e distritais. O programa diagnosticou as principais causas para a baixa qualidade da alfabetização no país e desenvolveu ações específicas para corrigir cada uma delas. A partir daí foi realizada uma pesquisa sobre os métodos de avaliação de políticas públicas trazidos na literatura, focando nos conceitos e ferramentas utilizados pela auditoria operacional, um dos métodos de avaliação mais utilizados para averiguar a qualidade da política pública. Após essa explanação, foram coletadas informações de relatórios de gestão e impacto do programa, buscando dessa forma averiguar, à luz dos conceitos utilizados na auditoria operacional, se os resultados da política de alfabetização do Programa Tempo de Aprender foram relevantes e seu impacto suficiente para manter-se suas ações. Ao final do trabalho, conseguiu-se chegar a conclusões significativas sobre o impacto da política da sociedade, bem como, identificar a importância do planejamento e do controle sobre a construção e aplicação da política pública.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAuditoriapt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas - avaliaçãopt_BR
dc.titleUma avaliação sobre o desempenho da política de alfabetização do Programa Tempo de Aprenderpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-27T11:34:34Z-
dc.date.available2023-12-27T11:34:34Z-
dc.date.submitted2023-07-15-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/37227-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The main objective of this work is to evaluate the performance of the Time to Learn Program according to the evaluation criteria of the operational audit (efficiency, effectiveness and economy). At first, the Time to Learn Program is presented, developed by the Secretariat for Literacy of the Ministry of Education, and it is a program to improve literacy in the country and aimed at pre-school children and the first and second year of elementary education in Brazilian public schools, and which obtained, up to the end of 2022, a total of 5,160 (five thousand one hundred and sixty) adhesions by the state, municipal and district education departments. The program diagnosed the main causes for the low quality of literacy in the country and developed specific actions to correct each one of them. From there, research was carried out on the methods of evaluating public policies brought in the literature, focusing on the concepts and tools used by operational auditing, one of the most used evaluation methods to ascertain the quality of public policy. After this explanation, information was collected from the program's management and impact reports, thus seeking to ascertain, in the light of the concepts used in the operational audit, whether the results of the literacy policy of the Time to Learn Program were relevant and their impact sufficient to maintain up its actions. At the end of the work, it was possible to reach significant conclusions about the impact of society's policy, as well as to identify the importance of planning and control over the construction and application of public policy.pt_BR
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