Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Kashiwakura, Helder Kiyoshi | - |
dc.contributor.author | Assis Filho, Daniel do Nascimento | - |
dc.identifier.citation | ASSIS FILHO, Daniel do Nascimento. Uma avaliação sobre o desempenho da política de alfabetização do Programa Tempo de Aprender. 2023. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho tem como principal objetivo avaliar o desempenho do Programa Tempo
de Aprender segundo os critérios de avaliação da auditoria operacional (eficiência, eficácia,
efetividade e economicidade). De início é apresentado o Programa Tempo de Aprender,
desenvolvido pela Secretaria de Alfabetização do Ministério da Educação, e se trata de um
programa para melhorar a alfabetização no país e destinado às crianças da pré-escola e do
primeiro e segundo ano do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras, e que obteve,
até o final de 2022, um total de 5.160 (cinco mil cento e sessenta) adesões por parte das
secretarias de educação estaduais, municipais e distritais. O programa diagnosticou as
principais causas para a baixa qualidade da alfabetização no país e desenvolveu ações
específicas para corrigir cada uma delas. A partir daí foi realizada uma pesquisa sobre os
métodos de avaliação de políticas públicas trazidos na literatura, focando nos conceitos e
ferramentas utilizados pela auditoria operacional, um dos métodos de avaliação mais utilizados
para averiguar a qualidade da política pública. Após essa explanação, foram coletadas
informações de relatórios de gestão e impacto do programa, buscando dessa forma averiguar, à
luz dos conceitos utilizados na auditoria operacional, se os resultados da política de alfabetização
do Programa Tempo de Aprender foram relevantes e seu impacto suficiente para manter-se suas
ações. Ao final do trabalho, conseguiu-se chegar a conclusões significativas sobre o impacto da
política da sociedade, bem como, identificar a importância do planejamento e do controle sobre
a construção e aplicação da política pública. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Auditoria | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas - avaliação | pt_BR |
dc.title | Uma avaliação sobre o desempenho da política de alfabetização do Programa Tempo de Aprender | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-27T11:34:34Z | - |
dc.date.available | 2023-12-27T11:34:34Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-15 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37227 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The main objective of this work is to evaluate the performance of the Time to Learn
Program according to the evaluation criteria of the operational audit (efficiency, effectiveness
and economy). At first, the Time to Learn Program is presented, developed by the Secretariat
for Literacy of the Ministry of Education, and it is a program to improve literacy in the country
and aimed at pre-school children and the first and second year of elementary education in Brazilian public schools, and which obtained, up to the end of 2022, a total of 5,160 (five thousand
one hundred and sixty) adhesions by the state, municipal and district education departments.
The program diagnosed the main causes for the low quality of literacy in the country and developed specific actions to correct each one of them. From there, research was carried out on
the methods of evaluating public policies brought in the literature, focusing on the concepts and
tools used by operational auditing, one of the most used evaluation methods to ascertain the
quality of public policy. After this explanation, information was collected from the program's
management and impact reports, thus seeking to ascertain, in the light of the concepts used in
the operational audit, whether the results of the literacy policy of the Time to Learn Program
were relevant and their impact sufficient to maintain up its actions. At the end of the work, it
was possible to reach significant conclusions about the impact of society's policy, as well as to
identify the importance of planning and control over the construction and application of public
policy. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|