Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37210
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_GabrielLopesCortes_tcc.pdf579,92 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo da Evasão no Curso de Engenharia da Computação da Universidade de Brasília
Autor(es): Côrtes, Gabriel Lopes
Orientador(es): Correia, Leandro Tavares
Assunto: Universidade de Brasília (UnB) - evasão
Universidade de Brasília (UnB) - Engenharia da Computação
Regressão logística (Estatística)
Data de apresentação: 26-Jul-2023
Data de publicação: 22-Dez-2023
Referência: CÔRTES, Gabriel Lopes. Estatística no basquete: análise de desempenho dos jogadores da Liga Nacional de Basquetebol dos Estados Unidos. 2023. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A evasão acadêmica é um fenômeno que tem consequências graves para os indivíduos, a sociedade e a economia. Por essa razão, é crucial compreender as causas subjacentes a essa questão para poder desenvolver medidas eficazes para preveni-la. O presente estudo concentrou-se em entender os fatores que levam os alunos de Engenharia da Computação da Universidade de Brasília a abandonarem o curso. A técnica de análise escolhida é a Regressão Logística, utilizando dados de 776 alunos fornecidos pelos sistemas de informação da universidade. Foram construídos dois modelos de regressão logística para prever a evasão de alunos em um curso. Um modelo considerou apenas alunos ativos, enquanto o outro não considerou esse critério. Para o modelo com alunos ativos, os fatores significativos foram a taxa de avanço, taxa de aprovação, quantidade de semestres cursados, se o aluno fez matéria de verão, forma de ingresso e se o aluno ingressou por meio do sistema de cotas. Já o modelo sem os alunos ativos usou apenas variáveis como taxa de aprovação, semestres cursados, IRA e quantidade de menções SR. Neste sentido, utilizar esses resultados pode ser útil para fornecer subsídios em discussões sobre o assunto e estimular análises futuras por parte de pesquisadores, gestores e membros da comunidade acadêmica
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Estatística



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.