Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Fiorucci, José Augusto | - |
dc.contributor.author | Faluhelyi, Igor de Oliveira Barros | - |
dc.identifier.citation | FALUHELYI, Igor de Oliveira Barros. Um estudo sobre modelos preditivos para o número de acidentes em rodovias federais. 2023. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir dos dados abertos da Polícia Rodoviária Federal, em que são documentados, entre
outros, acidentes em rodovias Federais, este trabalho tem por objetivo avançar na modelagem
em séries temporais, afim de trazer previsões para a série diária do número de acidentes em
diferentes níveis de agregação dentro de uma estrutura hierárquica e agrupada dos dados.
Como metodologia, são colocados os modelos sNAIVE, ARIMA ou ARIMA sazonal, a
Regressão Dinâmica e sua variação, conhecida como Regressão Dinâmica Harmônica e o
modelo TBATS, além de métodos para desagregar previsões e fazer validação cruzada, afim
de fazer seleção de modelos.
Os resultados apontam para melhores previsões pelos modelos que captam as múltiplas
sazonalidades da série diária do número de acidentes, isto é, a Regressão dinâmica Harmônica
e o TBATS. Foram adicionadas variáveis explanatórias indicadoras ao modelo ARIMA e isso
melhorou a capacidade preditiva do modelo nessa situação.
Como conclusão, pode-se citar o êxito to trabalho em cumprir com seus objetivos. Foram
entregues previsões para a série do número de acidentes em rodovias Federais para cada
rodovia abordada no banco (208 séries), para cada Estado brasileiro (27 séries), e, ainda,
para cada região no Brasil (5 séries) - contabilizando 240 séries temporais. Com isso, pode-se
elencar rodovias, ou Estados, destaques quanto ao número previsto de acidentes, tornando
possível uma abordagem de forma preventiva (não somente remediativa) no âmbito de
políticas públicas afim de diminuir os acidentes no Brasil. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise de séries temporais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Séries temporais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acidentes de trânsito | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rodovias | pt_BR |
dc.title | Um estudo sobre modelos preditivos para o número de acidentes em rodovias federais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T18:35:51Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T18:35:51Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37205 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This undergraduate final project focuses on analyzing open data provided by the PRF from
Brazil, specifically regarding accidents on Federal highways. The primary aim of this study
is to apply and compare existing time series models to improve the prediction accuracy of
daily accident rates. The models are applied to different levels of data aggregation within a
hierarchical and grouped structure.
The methodologies employed in this project encompass various well-established models,
including sNAIVE, ARIMA, seasonal ARIMA, Dynamic Regression, Harmonic Dynamic
Regression, and the TBATS model. By comparing their performance, the study identifies the
most effective models for accurately predicting the daily number of accidents.
The results indicate that models capable of capturing the multiple seasonal patterns inherent
in the daily accident rates, such as Harmonic Dynamic Regression and TBATS, outperform
the other models. Moreover, the inclusion of explanatory variables in the ARIMA model
significantly improves its predictive capabilities in this specific context.
This research contributes to the understanding of accident patterns on Federal highways
and provides valuable insights for enhancing accident rate predictions. The findings have
practical implications for traffic management and public safety, enabling authorities to
allocate resources more efficiently and reduce the occurrence of accidents. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Estatística
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