Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/37157
Título: | O estupro de Lucrécia e sua recepção na obra de Artemísia Gentileschi (1593-1653) |
Autor(es): | Carvalho, Maria Alice Messias Conforti de |
Orientador(es): | Condilo, Camila da Silva |
Assunto: | Arte - apreciação Pintura Mulheres - sexualidade Mulheres - violência |
Data de apresentação: | 7-Dez-2023 |
Data de publicação: | 20-Dez-2023 |
Referência: | CARVALHO, Maria Alice Messias Conforti de. O estupro de Lucrécia e sua recepção na obra de Artemísia Gentileschi (1593-1653). 2023. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Este artigo busca explorar a pintura Lucrécia (1621-1625) de Artemisia
Gentileschi a partir da abordagem subversiva da recepção em Emily Greenwood (2016).
Para tanto, realizarei uma análise crítica da pintura com base em Greenwood (2016),
ressaltando o diálogo da obra com as questões de sua época, em especial a querelle des
femmes. Com isso, espero contribuir para os estudos de Gentileschi mostrando seu
engajamento com um debate político, literário e artístico da época, mais do que mostrando
as relações entre sua vida e obra, como fizeram muitos de seus estudiosos. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | História
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.