Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37099
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_AnaClaraArraisHaidar_tcc.pdf509,39 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo sobre evasão feminina no Instituto de Ciências Exatas (IE) da Universidade de Brasília : uma aplicação de regressão logística
Autor(es): Haidar, Ana Clara Arrais
Orientador(es): Costa, Maria Teresa Leão
Assunto: Ensino superior - evasão
Regressão logística (Estatística)
Universidade de Brasília (UnB) - evasão
Mulheres universitárias
Data de apresentação: 17-Jul-2023
Data de publicação: 17-Dez-2023
Referência: HAIDAR, Ana Clara Arrais. Estudo sobre evasão feminina no Instituto de Ciências Exatas (IE) da Universidade de Brasília: uma aplicação de regressão logística. 2023. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Estatística) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O estudo tem por objetivo identificar os principais fatores associados à evasão de estudantes do gênero feminino dos cursos de bacharelado do Instituto de Ciências Exatas da Universidade de Brasília, por meio do ajuste de modelos de regressão logística. O escopo do projeto abrange todas as mulheres ingressantes nos cursos de Ciência da Computação, Estatística e Matemática, no período de 2011 a 2019. O desejo de focar na experiência feminina parte de dois principais motivadores: primeiro, os cursos de exatas são tradicionalmente dominados por alunos do gênero masculino; segundo a literatura aponta que a taxa de evasão das alunas mulheres nesses cursos ´e maior que a dos homens. Nesse trabalho, define-se evasão como a saída do curso de origem por qualquer meio diferente da formatura. Foram levadas em consideração características acadêmicas e algumas características socioeconômicas das alunas, e os resultados finais revelaram que, nos três cursos analisados, a evasão está fortemente associada com o baixo desempenho acadêmico e com aspectos institucionais. No curso da Estatística, a idade também se mostrou um fator relevante para descrever o fenômeno de evasão, e na Ciência da Computação foi observado que alunas de escola pública têm menores chances de evasão que as alunas de escola particular.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Estatística



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.