Título: | Cinema pensado e praticado : o papel da crítica cinematográfica no fazer artístico |
Autor(es): | Santos, Paula Cristine Rodrigues dos |
Orientador(es): | Martins, Pablo Gonçalo Pires de Campos |
Assunto: | Cinema Cinema - análise Crítica cinematográfica Produção audiovisual |
Data de apresentação: | 14-Jul-2023 |
Data de publicação: | 14-Dez-2023 |
Referência: | SANTOS, Paula Cristine Rodrigues dos. Cinema pensado e praticado: o papel da crítica cinematográfica no fazer artístico. 2023. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | O presente trabalho é dedicado a apreender como a crítica cinematográfica pode operar no
fazer artístico. Para tanto, foi feita, em um primeiro momento, a recuperação da prática da
cinefilia, sobretudo no período pós-guerra francês, e das origens da crítica cinematográfica.
Em um segundo momento, a pesquisa afunila o seu recorte a um dos maiores expoentes do
cinema na França e no mundo, a revista Cahiers du Cinéma e o seu co-fundador, André
Bazin. Num momento posterior, o trabalho discute a trajetória dos jovens turcos (François
Truffaut, Claude Chabrol, Jacques Rivette, Jean-Luc Godard e Éric Rohmer, em especial os
dos dois primeiros), que foram de cinéfilos a críticos e, por fim, a realizadores, para
demonstrar a operação dessas práticas nas suas produções fílmicas. A escolha do recorte se
deu pelo entendimento que há lacunas na discussão do processo “retroalimentício” dessas
práticas que podem, ou não, inferir nas realizações artísticas. Por fim, o trabalho apresenta
um panorama das discussões das práticas cinéfila e crítica hoje, atrelando a prática curatorial
de filmes como um dos integrantes que opera na engrenagem do processo apresentado
continuar, garantindo vitalidade à arte secular que é o cinema. |
Abstract: | This undergraduate thesis aims to apprehend how film criticism can operate on filmmaking.
For that, it was made, at first, the retracing of the practice of cinephilia, especially in the
post-French war period, and the origins of film criticism. In a second moment, the research
narrows its scope to one of the greatest exponents of cinema in France and in the world, the
magazine Cahiers du Cinéma and its co-founder, André Bazin. At a later moment, the work
discusses the trajectory of the young turks (François Truffaut, Claude Chabrol, Jacques
Rivette, Jean-Luc Godard and Éric Rohmer, especially the first two), who went from
cinephiles to critics and, finally, to directors, to demonstrate the operation of these practices
in their films. The choice of the scope was based on the understanding that there are gaps in
the discussion on the “feedback” process of these practices that may or may not be inferred in
the artistic ones. At last, the work presents an overview of the discussions of cinephile and
critical practices today, linking the curatorial practice of films as one of the members that
operates in the gear-like of the process presented, allowing it to continue, and guaranteeing
vitality to the secular art that is cinema. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Audiovisual
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.