Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37085
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_PaulaCristineRodriguesSantos_tcc.pdf4,38 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Cinema pensado e praticado : o papel da crítica cinematográfica no fazer artístico
Autor(es): Santos, Paula Cristine Rodrigues dos
Orientador(es): Martins, Pablo Gonçalo Pires de Campos
Assunto: Cinema
Cinema - análise
Crítica cinematográfica
Produção audiovisual
Data de apresentação: 14-Jul-2023
Data de publicação: 14-Dez-2023
Referência: SANTOS, Paula Cristine Rodrigues dos. Cinema pensado e praticado: o papel da crítica cinematográfica no fazer artístico. 2023. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho é dedicado a apreender como a crítica cinematográfica pode operar no fazer artístico. Para tanto, foi feita, em um primeiro momento, a recuperação da prática da cinefilia, sobretudo no período pós-guerra francês, e das origens da crítica cinematográfica. Em um segundo momento, a pesquisa afunila o seu recorte a um dos maiores expoentes do cinema na França e no mundo, a revista Cahiers du Cinéma e o seu co-fundador, André Bazin. Num momento posterior, o trabalho discute a trajetória dos jovens turcos (François Truffaut, Claude Chabrol, Jacques Rivette, Jean-Luc Godard e Éric Rohmer, em especial os dos dois primeiros), que foram de cinéfilos a críticos e, por fim, a realizadores, para demonstrar a operação dessas práticas nas suas produções fílmicas. A escolha do recorte se deu pelo entendimento que há lacunas na discussão do processo “retroalimentício” dessas práticas que podem, ou não, inferir nas realizações artísticas. Por fim, o trabalho apresenta um panorama das discussões das práticas cinéfila e crítica hoje, atrelando a prática curatorial de filmes como um dos integrantes que opera na engrenagem do processo apresentado continuar, garantindo vitalidade à arte secular que é o cinema.
Abstract: This undergraduate thesis aims to apprehend how film criticism can operate on filmmaking. For that, it was made, at first, the retracing of the practice of cinephilia, especially in the post-French war period, and the origins of film criticism. In a second moment, the research narrows its scope to one of the greatest exponents of cinema in France and in the world, the magazine Cahiers du Cinéma and its co-founder, André Bazin. At a later moment, the work discusses the trajectory of the young turks (François Truffaut, Claude Chabrol, Jacques Rivette, Jean-Luc Godard and Éric Rohmer, especially the first two), who went from cinephiles to critics and, finally, to directors, to demonstrate the operation of these practices in their films. The choice of the scope was based on the understanding that there are gaps in the discussion on the “feedback” process of these practices that may or may not be inferred in the artistic ones. At last, the work presents an overview of the discussions of cinephile and critical practices today, linking the curatorial practice of films as one of the members that operates in the gear-like of the process presented, allowing it to continue, and guaranteeing vitality to the secular art that is cinema.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Audiovisual



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.