Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cavalcante, Denise Moraes | - |
dc.contributor.author | Silva, Jackson Lemes da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jackson Lemes da. A elaboração da mise-en-scène na direção do curta Rainha Pam. 2023. 108 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta a realização de um filme de curta-metragem
acompanhado de uma pesquisa teórica expositiva. O problema de pesquisa é
referente à atuação do diretor cinematográfico na elaboração da mise-en-scène a
partir do tema central do filme. O objetivo geral é descrever e identificar as
ferramentas criativas do diretor como artista na realização de um filme, por meio de
sua atuação durante as etapas de realização: pré-produção, produção e
pós-produção. A realização do curta-metragem também é descrita e exposta no
projeto a partir de um memorial de todas as etapas de produção, nele é apresentado
como foi elaborado o filme e os processos de produção, e também o diário de
filmagem com foco na construção da mise-en-scène. A partir da experiência
concreta foi identificada que a construção da mise-en-scène tem início desde o
estudo do roteiro até as etapas de pós-produção, durante a montagem e edição de
som. Do mesmo modo, foi percebido que se trata de um processo que sofre
constante mutação ao longo das filmagens, portanto é preciso que o diretor se
mantenha fiel à premissa do filme, para que a obra não se perca no acúmulo de
conceitos e ideias, e a mise-en-scène consiga persistir frente às dificuldades de
produção, principalmente no cinema independente de baixo orçamento. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema - produção e direção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Curta-metragem - processo de produção | pt_BR |
dc.title | A elaboração da mise-en-scène na direção do curta Rainha Pam | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-13T15:54:08Z | - |
dc.date.available | 2023-12-13T15:54:08Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-25 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37079 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The following work presents the filmmaking process of a short-movie scored by a
theoric expositive research. The research problem refers to the performance of the
cinematographic director in the elaboration of the mise-en-scène based on the main
theme of the film. The objective is to describe and identify the creative tools of the
director as an artist in the filmmaking process, through his performance during the
stages of realization: pre-production, production and post-production. The realization
of the short film is also described and exposed in the project based on a memorial of
all production stages, it presents how the film was prepared and the production
processes, as well as the filming diary focusing on the construction of the
mise-en-scène. From the practice experience, it was identified that the construction
of the mise-en-scène starts from the study of the script to the post-production stages,
during the montage and sound editing. It was also noticed that this is a process that
undergoes constant mutation throughout filming, so the director needs to stay true to
the premise of the film, so that the work is not swallowed up by the accumulation of
concepts and ideas, and also so that the mise-en-scène can persist in the face of
production difficulties, especially in the mainly in low-budget independent cinema. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Audiovisual
|