Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Martins, Pablo Gonçalo Pires de Campos | - |
dc.contributor.author | Araújo, Ciro Peres | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Ciro Peres. Três por um: um projeto de curta-metragem. 2023. 99 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo relata e realiza reflexões acerca do processo de roteirização e préprodução do curta-metragem de ficção do gênero realismo mágico Três Por Um, com
inspirações no trabalho de Haruki Murakami e outros artistas, a ser rodado em Minas
Gerais, assim como registra um labor arqueológico de encontrar métodos para
financiamento do projeto. A realização desse projeto tem como objetivo também
buscar compreender tendências acerca do gênero do realismo mágico enquanto
categorização no cinema e literatura. É realizado uma pesquisa sobre a origem,
reflexões sobre o conceito dos termos “realismo mágico” e “lo real maravilloso” (o real
maravilhoso), e aplicações através de uma realidade global e mais desprendida da
América Latina entorno do gênero. Igualmente é proposto uma análise sobre as
fronteiras entre o reino animal e o reino humano, e como as diferentes interpretações
entre espécies ocorrem. Por fim, é realizado uma análise de estruturas, colocando o
roteiro de Três Por Um sob a tutela da narrativa japonesa Kishōtenketsu, e a pesquisa
diante do processo de se entender um microcosmos criado a partir da locação
proposta pelo curta-metragem, a “Mar-de-Sé”. É criado paralelamente algumas
reflexões sobre o investimento em produções audiovisuais na transição dos governos
brasileiros de 2022 e 2023 e as possibilidades no âmbito de curta-metragem. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Curta-metragem - processo de produção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Curta-metragem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Roteiros cinematográficos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ficção científica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Filmes de ficção-científica | pt_BR |
dc.title | Três por um : um projeto de curta-metragem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-13T13:57:16Z | - |
dc.date.available | 2023-12-13T13:57:16Z | - |
dc.date.submitted | 2023-07-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/37075 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study reflects and reports on the screenwriting and pre-production process of
magical realism’s short fiction film Três Por Um, inspired by the work of Haruki
Murakami and other artists, to be shot in Minas Gerais, as well as records an
archaeological effort to find financing methods of the project. The making of this project
also aims to understand trends about the magical realism genre as a categorization in
cinema and literature. The research is carried out on the origin, reflections on the
concept of the different terms “magical realism” and “lo real maravilloso”, and
applications through a global and more detached Latin America’s surrounding reality.
It also proposes an analysis of the boundaries between the animal kingdom and the
human kingdom, and how different interpretations between species occur. Finally, an
analysis of structures is proposed, placing Três Por Um’s screenplay under the tutelage
of Japanese’s narrative structure Kishōtenketsu, and the research of the process of
understanding a microcosm created from the location proposed by the short film, “Marde-Sé”. In parallel, we see some reflections on investment in audiovisual productions
with the transition of Brazilian governments from 2022 to 2023 and the possibilities on
short films. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Audiovisual
|