Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37073
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_CamillaMoreiraFernandes_tcc.pdf13,32 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Animação “João e Maria : como se proteger na internet?” e livro ilustrado “João e Maria no mundo mágico da intenet” como ferramentas para a prevenção do abuso sexual infantil on-line
Autor(es): Fernandes, Camilla Moreira
Orientador(es): Carvalho, Rafiza Luziani Varão Ribeiro
Assunto: Educação de crianças
Educação sexual para crianças
Comunicação visual
Animações on-line
Data de apresentação: 20-Jul-2023
Data de publicação: 13-Dez-2023
Referência: FERNANDES, Camilla Moreira. Animação “João e Maria: como se proteger na internet?” e livro ilustrado “João e Maria no mundo mágico da intenet” como ferramentas para a prevenção do abuso sexual infantil on-line). 2023. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Este memorial apresenta a produção da animação “João e Maria: como se proteger na internet?”, de três minutos e oito segundos, e livro ilustrado infantil “João e Maria no mundo mágico da internet”, de 24 páginas, cujo o objetivo é proteger crianças do abuso sexual infantil on-line através da informação e educação sexual. Os produtos utilizam dos personagens clássicos de João e Maria com elementos tecnológicos como celular e alusão à vida virtual para exemplificar situações que podem acontecer no ambiente on-line e a importância de contar casos de assédio a um adulto de confiança.
Abstract: This paper presents the production of the three-and-a-half-minute animated video "João and Maria: How to Stay Safe on the Internet" and the 24-page illustrated children's book "João and Maria in the Magical World of the Internet." The aim of these products is to protect children from online child sexual abuse through information and sexual education. The products make use of the classic characters of João and Maria, the Brazilian versions of Hensel and Gretel incorporating technological elements such as cellphones and allusions to virtual life to exemplify situations that may occur in the online environment, emphasizing the importance of confiding in a trusted adult.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2023.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Audiovisual



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.