Título: | O significado musical para adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação na unidade de internação do Recanto das Emas – Distrito Federal |
Autor(es): | Silva, Walter de Sousa |
Orientador(es): | Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de |
Coorientador(es): | Ortiz Rodriguez, Maria Débora |
Assunto: | Socioeducação Música - instrução e estudo Adolescentes infratores |
Data de apresentação: | 27-Mai-2021 |
Data de publicação: | 11-Dez-2023 |
Referência: | SILVA, Walter de Sousa. O significado musical para adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação na unidade de internação do Recanto das Emas – Distrito Federal. 2021. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objeto de estudo o significado musical que os jovens atribuem à experiência
musical. Ela objetiva investigar como os estudantes percebem a sua experiência musical nas oficinas
de música da Unidade de Internação do Recanto das Emas – UNIRE. O conceito de significado
musical e o modelo sociológico da experiência musical total desenvolvido por Lucy Green (1997;
2012) é fundamentação teórica deste estudo. Especificamente, intentei identificar o significado
musical que os jovens atribuem a essa experiência musical. Para responder os objetivos propostos foi
realizada pesquisa qualitativa com a utilização de técnicas de entrevistas individual e grupal. Após a
transcrição e a análise das entrevistas, os resultados foram organizados na categoria de significado
musical de Lucy Green, a partir de uma leitura subjetiva do seu modelo sociológico de significado
musical, para se chegar às subcategorias que foram encontradas. Dentre os resultados foram revelados
elementos intersônicos na prática musical de técnica vocal e instrumental, de arranjo e de
orquestração, de estruturação de estilos musicais, de forma musical e de leitura musical. Observei
também elementos delineados que envolvem contexto social, conexão com a música, propósito de
vida, obstáculos ao fazer musical, distração, prazer, potencial terapêutico, sentimentos e emoções,
autocrítica, autovalorização, reconhecimento, interação, harmonização do ambiente institucional,
valorização da mulher e identificação com mensagens nas letras de canções. Considero esta pesquisa
um importante balizador das práticas adotadas pelo Núcleo de Música da UNIRE, no sentido de
orientar a manutenção de práticas de aprendizagem musical informal. Além do mais, este trabalho
pode ser o ponto de partida para futuras apurações acadêmicas que se disponham a estudar a relação
entre aprendizagem musical e socioeducação. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2021. |
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Aparece na Coleção: | Música
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