Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/37041
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_WalterDeSousaSilva_tcc.pdf1,01 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O significado musical para adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação na unidade de internação do Recanto das Emas – Distrito Federal
Autor(es): Silva, Walter de Sousa
Orientador(es): Azevedo, Maria Cristina de Carvalho Cascelli de
Coorientador(es): Ortiz Rodriguez, Maria Débora
Assunto: Socioeducação
Música - instrução e estudo
Adolescentes infratores
Data de apresentação: 27-Mai-2021
Data de publicação: 11-Dez-2023
Referência: SILVA, Walter de Sousa. O significado musical para adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação na unidade de internação do Recanto das Emas – Distrito Federal. 2021. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo o significado musical que os jovens atribuem à experiência musical. Ela objetiva investigar como os estudantes percebem a sua experiência musical nas oficinas de música da Unidade de Internação do Recanto das Emas – UNIRE. O conceito de significado musical e o modelo sociológico da experiência musical total desenvolvido por Lucy Green (1997; 2012) é fundamentação teórica deste estudo. Especificamente, intentei identificar o significado musical que os jovens atribuem a essa experiência musical. Para responder os objetivos propostos foi realizada pesquisa qualitativa com a utilização de técnicas de entrevistas individual e grupal. Após a transcrição e a análise das entrevistas, os resultados foram organizados na categoria de significado musical de Lucy Green, a partir de uma leitura subjetiva do seu modelo sociológico de significado musical, para se chegar às subcategorias que foram encontradas. Dentre os resultados foram revelados elementos intersônicos na prática musical de técnica vocal e instrumental, de arranjo e de orquestração, de estruturação de estilos musicais, de forma musical e de leitura musical. Observei também elementos delineados que envolvem contexto social, conexão com a música, propósito de vida, obstáculos ao fazer musical, distração, prazer, potencial terapêutico, sentimentos e emoções, autocrítica, autovalorização, reconhecimento, interação, harmonização do ambiente institucional, valorização da mulher e identificação com mensagens nas letras de canções. Considero esta pesquisa um importante balizador das práticas adotadas pelo Núcleo de Música da UNIRE, no sentido de orientar a manutenção de práticas de aprendizagem musical informal. Além do mais, este trabalho pode ser o ponto de partida para futuras apurações acadêmicas que se disponham a estudar a relação entre aprendizagem musical e socioeducação.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Música



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.