Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Holanda, Maristela Terto de | - |
dc.contributor.author | Rocha, Kailany Ketulhe Gomes | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Kailany Ketulhe Gomes . Análise do desempenho acadêmico dos estudantes de Computação cotistas da Universidade de Brasília. 2023. 43 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Lei 12.711 de 2012, conhecida como Lei das Cotas, aplicada em todas as instituições de
ensino superior federais do Brasil definiu que 50% dos estudantes ingressantes em cursos
de graduação deveriam ser oriundos de escolas públicas. Neste contexto, este artigo tem
como objetivo responder as seguintes questões: 1) Como foi a entrada dos alunos cotistas
nos últimos anos?; 2) Qual foi o desempenho acadêmico dos alunos cotistas nos cursos de
computação? 3) Qual é a porcentagem de formatura e desligamento dos alunos cotistas?.
Foi realizada a análise dos dados dos estudantes dos cursos de Ciência da Computação
e Licenciatura em Computação e os resultados incluem: (1) Um aumento dos alunos de
escola pública no curso de computação após a implementação da Lei de Cotas, (2) Ao
longo dos cursos estudados a diferença de desempenho dos alunos cotistas e não cotistas
vai diminuindo e (3) Os alunos cotistas se formaram menos se comparado com os alunos
não cotistas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cotas raciais - universidades | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.title | Análise do desempenho acadêmico dos estudantes de Computação cotistas da Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-07T11:01:09Z | - |
dc.date.available | 2023-12-07T11:01:09Z | - |
dc.date.submitted | 2023-02-14 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/36996 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In 2012, Law 12,711, also known as the Quota Law, was applied in all federal higher
education institutions in Brazil. It stipulated that 50% of students entering undergraduate
courses should come from public schools. In this context, this article aims to answer the
following questions: 1) How was the entry of quota students in recent years?; 2) What was
the academic performance of quota students over in computing courses? 3) What is the
percentage of quota students graduating and leaving?. Data analysis of students at the
University of Brasilia was carried out and the results include: (1) An increase in public
school students in the computing course after the implementation of the Quota Law, (2)
Over the courses studied the difference in performance of quota students and non-quota
students is decreasing and (3) Quota students graduated less compared to non-quota
students. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciência da Computação
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