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2022_MiguelAngeloMontagnerFilho_tcc.pdf1,07 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorNóbrega, Germana Menezes da-
dc.contributor.authorMontagner Filho, Miguel Ângelo-
dc.identifier.citationMONTAGNER FILHO, Miguel Ângelo. Modelo ontológico de competências pessoais de discentes graduandos em Computação. 2022. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractNa educação formal, os alunos passam por processos educacionais que visam desenvolver competências. Estas competências, formalmente definidas por instituições competentes, são esperadas serem desenvolvidas por eles ao longo de sua jornada educacional. Contudo, muitas vezes os alunos estão alheios ao processo pedagógico como um todo, impactando negativamente em sua motivação e entendimento dos elementos de educação apresentados à eles. Este trabalho tem como objetivo avançar o ecossistema SmartUnB.ECOS ao apresentar um modelo de competências destes alunos a fim de facilitar o entendimento e uso destas informações acerca das competências. Em especial, foi utilizada a linguagem OWL através do software Protégé para implementar uma ontologia que modela competências formais, mas que também permite o uso para competências não-formais e informais. Foram abordados os conceitos que permeiam a educação na informática, trabalhos relacionados ao tema e outros trabalhos com propostas similares. Após, foi apresentado o método utilizado: Ontology 101. Com a aplicação do método, o modelo resultante foi inserido no software Protégé. O método levanta questões de teste, no qual o modelo foi bem sucedido.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordOntologiapt_BR
dc.subject.keywordCompetências educacionaispt_BR
dc.subject.keywordInformática na educaçãopt_BR
dc.titleModelo ontológico de competências pessoais de discentes graduandos em Computaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2023-12-06T15:32:31Z-
dc.date.available2023-12-06T15:32:31Z-
dc.date.submitted2022-05-06-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/36995-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1In formal education, students undergo through educational processes that seek to develop competencies. These competencies, when defined by formal institutions, are expectedto be adquired by students throughout the academic process. Yet, students commonly are oblivious to them. This, in turn, impacts negatively in their motivation and their understanding of the whole educational process. This work further expands the Smar tUnB.ECOS by developing a competency model of said students. This model shouldaid the student’s understanding of their own formal competencies. In this work, OWLlanguage was used and implemented by the Protégé software to create the formal compe tency model. It is worth to add that the model is not restrained to formal competencies only. This work firstly addresses the concepts behind education in informatics and relatedor similar papers. Secondly, it introduces the used methodology: Ontology 101. After applying the method, the resulting competency model is added to the Protégé software.Lastly, the tests produced by the method were applied and the model withstood.pt_BR
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